A dança das marcas em 2018

AutoIndústria

 

Apesar de ainda faltar os números de venda de dezembro, o balanço do setor automotivo no acumulado de onze meses já deixa claro quem perde e quem ganha espaço no mercado de automóveis e comerciais leves este ano. Das dez marcas mais vendidas no País, todas ampliaram volume de emplacamentos, mas algumas mais e outras menos.

 

Apenas quatro marcas, segundo ranking da Fenabrave, ampliaram sua fatia no total de veículos comercializados até novembro. São elas a Volkswagen, Renault, Jeep e Nissan, que em maior ou menor escala cresceram acima dos 14,2% da expansão média do mercado de leves.

 

Entre as seis que estão com market share abaixo do acumulado de 2017, as que menos perderam foram Fiat e Ford, que registram este ano índices bem próximos aos do ano passado – 13,27% contra 13,45% e 9,24% contra 9,55% respectivamente. A Fiat acumulou 297,2 mil emplacamentos nos onze meses e a Ford total de 207,4 mil.

 

A líder General Motors perdeu 0,6 ponto porcentual de market share, que baixou de 18,1% para 17,5%. Suas vendas não acompanharam o crescimento do mercado. Tiveram alta de 10%, para 392,8 mil unidades.

 

Já a Volkswagen, que passou do terceiro lugar em 2017 para a vice-liderança este ano, expandiu vendas em 35,7%, o maior índice do setor. Com 334,6 mil emplacamentos até novembro, sua participação no mercado subiu em um ano de 12,5 para 14,9%, ganho de 2,4 pontos porcentuais.

 

Novos modelos, dentre os quais o Virtus, foram fundamentais para o bom desempenho da Volkswagen. O modelo não só alavancou as vendas de sedãs compactos, como assumiu a sua liderança com 37,3 mil emplacamentos de fevereiro a novembro.

 

A Renault, com 194,3 mil unidades comercializadas, fechou o acumulado até novembro com market share de 8,65%, quase 1 ponto porcentual a mais do que o registrado no mesmo período de 2017. A marca Jeep passou de 4% para 4,3% de participação (96,7 mil emplacamentos) e a Nissan de 3,6% para 4% (88,7 mil unidades vendidas).

 

As montadoras que mais perderam foram Hyundai, Honda e Toyota. A marca coreana, que em 2017 fechou em quinto lugar, está em sexto este ano com 188,7 mil unidades comercializadas e 8,4% de market share, ante índice de 9,3% há um ano.

 

A participação a Toyota caiu de 8,7% para 8%, com 180,2 mil licenciamentos nos onze meses deste ano. A da Honda também baixou 0,7 ponto porcentual, de 6,1% para 5,4%, com total de 120,7 mil unidades vendidas no acumulado até novembro. (AutoIndústria/Alzira Rodrigues)