Contratação de crédito rural do Plano Safra sobe 19% em 5 meses do ciclo 2018/19

Reuters

 

A contratação de crédito rural do Plano Safra somou 75,36 bilhões de reais nos cinco primeiros meses da temporada 2018/19, um alta de 19% ante igual período do ciclo passado, com as linhas de investimento tendo forte demanda, informou o Ministério da Agricultura nesta segunda-feira.

 

De acordo com a pasta, os empréstimos para investimento tiveram aumento de 37% na comparação anual, totalizando 15,5 bilhões de reais.

 

“A maior procura pelos recursos utilizados para investimento concentra-se na aquisição de máquinas, implementos, armazenagem e infraestrutura das propriedades em geral”, disse o ministério em comunicado.

 

Nesta quinta-feira, a associação das montadoras no Brasil (Anfavea) relatou aumento de 27,5% nas vendas de máquinas agrícolas em novembro, na comparação com o mesmo período do ano passado.

 

As operações de custeio canalizaram o maior volume, chegando a 43,3 bilhões de reais, ganho de 15%.

 

“O desempenho favorável desses programas revela a importância e a prioridade atribuídas ao processo produtivo sustentável, a necessidade de aumentar a capacidade estática de armazenagem… e, por fim, a forte demanda por tecnologia, inovação e modernização do setor agropecuário”, disse o secretário de Política Agrícola, Wilson Vaz de Araújo, em nota.

 

As contratações de crédito para industrialização e comercialização também tiveram bom desempenho, aumentando para 3,4 bilhões e 13 bilhões de reais, respectivamente. (Reuters)