Estudantes da FEI apresentam projetos com avanços para o setor automotivo

Portal Surgiu

 

O Centro Universitário FEI realiza na quinta-feira (6/12) a 62ª Expo MecAut, Exposição de Projetos de Formatura do curso de Engenharia Mecânica Automobilística, no campus São Bernardo do Campo (SP). Na ocasião, os formandos em Engenharia Mecânica apresentarão os projetos elaborados para a conclusão do curso, voltados para a busca de soluções inovadoras e tecnológicas para os principais desafios da sociedade.

 

Entre os trabalhos desenvolvidos, destaque para o projeto O4A – One for All, que consiste na criação de uma carroceria veicular que permite o embarque e desembarque independente de deficientes físicos e pessoas com mobilidade reduzida.

 

Segundo a pesquisa “Global Automotive Consumer”, realizada pela empresa Deloitte, a confiança das pessoas na segurança dos veículos autônomos cresceu significativamente no último ano, o que ajuda a fomentar a expectativa de que no futuro esse tipo de veículo dominará a maneira como as pessoas se locomovem. Por isso, um sistema que permita a inclusão de deficientes físicos nessa realidade se faz tão relevante e necessário.

 

Outro projeto de destaque, o Eleva Jack, leva em conta a dificuldade de locomoção nos grandes centros urbanos e questões ergonômicas dos funcionários em operações de carga e descarga para a criação de um sistema que permite a redução de esforços humanos e tempo destinado à operação de serviços, melhorando a eficiência das atividades.

 

Confira outros projetos que serão apresentados no evento pelos estudantes da FEI:

 

Agroll Shak: o projeto consiste em uma máquina agrícola multitarefa destinada ao pequeno agricultor, com sistema de direção nas quatro rodas e bitola aumentada, reduzindo o problema de compactação de solo e aumentando em aproximadamente 21% a área disponível para plantio.

 

DA VINCI: o projeto visa promover o aperfeiçoamento da eficiência energética de uma transmissão CVT, que utiliza duas polias móveis interligadas por uma correia metálica para variar a relação de transmissão. O projeto proporciona aos veículos a redução do consumo de combustível e da emissão de gases poluentes.

 

Indra: o propósito do projeto INDRA é recuperar parte da energia cinética dissipada durante o processo de frenagem. Utiliza o VUC (Veículo Urbano de Carga) para implementação do sistema regenerativo de energia, já que o trânsito das grandes capitais proporciona uma grande oportunidade neste sentido. Com a utilização do sistema, é possível transformar a energia cinética não aproveitada em energia elétrica, podendo ser utilizada para auxiliar a movimentação do veículo.

 

MBEF – Minibaja Elétrico: o projeto MBEF 01 – Mini Baja FEI Elétrico nasce com o propósito de propiciar aos alunos de graduação em engenharia mecânica a possibilidade de projetar e aprender sobre esses novos tipos de trem de potência. Com o novo sistema foi possível reduzir o consumo de energia elétrica em aproximadamente 5% em comparação com os dados de equipes internacionais, levando a redução do peso das baterias.

 

SVC – Smart Valve Control: tomando como base a melhoria de programas de eficiência energética, o projeto SVC – Smart Valve Control é capaz de variar a altura e o tempo de abertura das válvulas de admissão e escape, o que torna o motor a combustão mais eficiente e melhora seu rendimento volumétrico, torque, potência, consumo de combustível e níveis de emissões em toda sua faixa de operação. O sistema trabalha por meio de atuadores hidráulicos que possibilitam otimizar a curva de abertura das válvulas do motor a combustão.

 

Serviço – 62ª Expo MecAut*

 

Data: quinta-feira (06/12)

Horário: 18h

Local: Centro Universitário FEI – Campus São Bernardo do Campo

Endereço: Av. Humberto de Alencar Castelo Branco, 3972, São Bernardo do Campo

*Evento restrito aos alunos, avaliadores e imprensa

 

Sobre o Centro Universitário FEI

 

Com 77 anos de tradição, o Centro Universitário FEI é referência entre as instituições universitárias no Brasil, nas áreas de Administração, Ciência da Computação e Engenharia. A Instituição, com campus em São Bernardo do Campo e na capital paulista, já formou mais de 50 mil profissionais, entre engenheiros, administradores de empresas e profissionais da área de Ciência da Computação, muitos ocupando posições de liderança nas principais empresas do País.

 

Mantido pela Fundação Educacional Inaciana Pe. Sabóia de Medeiros, o Centro Universitário FEI integra a Rede Jesuíta de Educação e agrega marcas históricas de instituições de ensino de São Paulo: Faculdade de Engenharia Industrial, Escola Superior de Administração de Negócios e Faculdade de Informática.

 

Os cursos oferecidos são Administração, Ciência da Computação e Engenharia – habilitações em Engenharia Civil; Engenharia de Automação e Controle; Engenharia de Materiais; Engenharia de Produção; Engenharia Elétrica; Engenharia Mecânica e Engenharia Mecânica com ênfase Automobilística; Engenharia Têxtil; Engenharia Química e Engenharia de Robôs. Oferece ainda cursos de pós-graduação lato sensu nas áreas de Tecnologia e de Administração, entre outros; mestrado em Administração, Engenharia Elétrica, Mecânica e Química; e doutorado em Administração e Engenharia Elétrica. (Portal Surgiu/Bianca Tresca)