PSA e Toyota podem encerrar parceria de compactos

Jornal do Carro

 

A Toyota e a PSA vão encerrar a parceria que produz os Toyota Aygo, Citroën C1 e Peugeot 108. Os três carros são os modelos de entrada das respectivas marcas e compartilham plataforma e motores. A união entre as marcas, no entanto, não deve acabar. No lugar dos compactos, os grupos farão veículos comerciais juntas.

 

A marca japonesa deverá comprar a participação da PSA na joint venture e incorporar a fábrica da PSA de Kolin, na República Tcheca. A PSA deverá produzir veículos comerciais leves para a Toyota na França e na Espanha.

 

A PSA, porém, ainda não confirma as mudanças na parceria, que foi estabelecida em 2002. A primeira geração de compactos foi lançada em 2005 com os três carros só diferindo no visual. Atualmente, o trio está na segunda geração e ainda não há informações sobre o que as montadoras farão com as linhas de entrada. A PSA poderá criar um novo modelo em conjunto com a Opel, enquanto a Toyota poderá lançar um novo Aygo futuramente.

 

Gêmeos de parceria

 

Os “gêmeos” nipo-franceses são equipados com motor Toyota de 1,0 litro de três cilindros e apenas 72 cv. Curiosamente, o Aygo, da japonesa, ganhou na última atualização uma versão com câmbio automatizado de embreagem simples. O sistema é parecido com o usado por algumas marcas no Brasil, como Fiat e Volkswagen. (Jornal do Carro)