Peugeot lança furgão Boxer, “parente” mais moderno do Fiat Ducato

Transporte Mundial

 

Como já era esperado, a Peugeot anuncia o lançamento do furgão Boxer, irmão “gêmeo” e mais moderno do que o Fiat Ducato, seu principal concorrente. Neste artigo vamos fazer algumas análises entre Fiat e Peugeot, mas em breve, faremos comparação com outros modelos da mesma categoria de 3.500 kg de PBT e 13 m3 de capacidade de carga volumétrica.

 

O modelo que a marca francesa apresenta é da última geração de furgões de um projeto que nasceu de uma parceria com a marca italiana, mas que vem ganhando independência. O Fiat Ducato oferecido hoje não é o mesmo vendido na Europa, mas da geração anterior, lançada em 2007.

 

Motores, consumo e emissões

 

O francês chega com o motor turbo diesel BlueHDi 2.0 de 130 cv (a 3.500 rpm) e 34 mkgf de torque (a 1.750 rpm). O maior torque em menor cilindrada e em rotação mais baixa na comparação com o furgão da Fiat também já revela mais modernidade do propulsor francês. O Ducato conta com motor FPT 2.3 de 130 cv (3.600 rpm) e 32,6 mkgf de torque (1.800 rpm). O câmbio é manual de 6 marchas em ambos. Vale ressaltar que, quando havia a parceria entre Peugeot e Fiat no Brasil, com a produção na fábrica da Iveco em Sete Lagoas (MG), ambos utilizavam o mesmo motor FPT 2.3. A parceria terminou em 2016, quando a Fiat decidiu parar de produzir o Ducato no Brasil (hoje é importado do México) e, consequentemente, a produção de Peugeot Boxer e Citroën Jumper.

 

As diferenças entre os motores resultaram em menor consumo na cidade e menor emissão a favor do Boxer. Já na estrada, o Fiat Ducato leva a melhor.

 

A menor emissão do Boxer tem uma explicação e um custo para o cliente, mas que o meio ambiente agradece. O seu motor está em conformidade com as normas mais exigentes de controle de emissões, a Euro 6. Para isso, o motor conta com o sistema de pós-tratamento de gases SCR (Redução Catalítico Seletiva), que requer o uso do agente químico Arla 32. O consumo médio de Arla é equivalente a 5% do consumo de diesel. Em uma conta direta, para cada R$ 1.000 gastos com diesel, o proprietário do Boxer vai gastar R$ 50 com Arla.

 

O motor do Fiat Ducato atende à norma Proconve L6, equivalente à norma antiga Euro 5. Porém, no Brasil, os veículos diesel vão ter que se adequar à norma equivalente ao Euro 6 que vai entrar em vigor a partir de janeiro de 2023.

 

Capacidade de carga

 

A capacidade de carga útil é de 1.667 kg. Por ser uma geração mais moderna, o Boxer leva 403 kg a mais de carga do que o Ducato Maxicargo, que tem a capacidade limitada a 1.204 kg. Em termos de espaço volumétrico, o compartimento de carga de Boxer e Ducato tem capacidade de 13 m3.

 

Preço

 

O preço anunciado de lançamento do Peugeot Boxer é de R$ 117.171 em uma ação promocional. Depois sobe para R$ 139.490. O Fiat Ducato Maxicargo, com preço sugerido de R$ 133.690. Mas a realidade apontada pela Fipe é de que o preço médio praticado na venda do furgão italiano é de R$ 126.444. Portanto, a maioria dos compradores tem conseguido um desconto 5,42%, percentual até baixo para venda direta e para frota. Como o Boxer está sendo lançado agora, ainda não há pesquisa para a tabela Fipe.

 

Para não falta energia para celular e tablet, o interior do Boxer conta com duas tomadas, uma convencional de 12V e outra USB. Para carregar tralhas, o modelo conta com 10 porta-objetos, incluindo o porta-luvas com chave e um compartimento de 22 litros na parte superior.

 

Segurança

 

Assim como os concorrentes Fiat Ducato e Mercedes-Benz Sprinter, o Boxer é completo em equipamentos de segurança, com controle de estabilidade, assistente de partida em rampa (Hill Assist) e controle antipatinagem (ASR).

 

Os demais furgões desta categoria, em termos de segurança, apenas oferecem o que a lei obriga, como freios ABS e airbag. (Transporte Mundial/Marcos Villela)