Saldo pra lá de positivo

O Tempo

 

Dizer que o último Salão do Automóvel foi o mais eletrizante da história é pouco para definir a importância da mostra paulistana de automóveis, que foi muito além de ser uma exposição com belos carros e moças bonitas a seu redor. A 30ª edição do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo foi o registro de um novo tempo que começamos todos a viver. E que muito em breve se tornará uma realidade: a mudança da matriz energética dos automóveis, hoje movidos a gasolina e etanol e que passarão a ser empurrados por motores elétricos e híbridos.

 

Aproximadamente 742 mil pessoas passaram pelo São Paulo Expo durante os 11 dias do evento, que apresentou marcas grandiosas: 66 modelos lançados, 45 mil test drives, 1.200 atividades interativas, mais de 540 veículos em exposição, além de cerca de cem eventos paralelos, com destaque para a inédita Arena New Mobility. As montadoras aproveitaram o salão para apresentar seus modelos elétricos e lançamentos, como foram os casos do Audi e-Tron, do Chevrolet Bolt, do Nissan Leaf e do Renault Zoe. O tema mobilidade foi amplamente debatido na Arena New Mobility, com mais de 130 palestrantes, que abordaram diversos temas referentes ao futuro da mobilidade urbana. O projeto foi decisivo para o retorno da Bosch ao Salão do Automóvel, depois de 24 anos, e apresentou o espaço ao lado de patrocinadores como CBMM, Discovery, Goodyear e Smarters.

 

A experiência dos visitantes não ficou restrita a conhecer os novos modelos. Eles puderam também realizar experiências como test drives, simuladores, shows e apresentações, além de muita interatividade e diversão para toda a família. Foram 23 mil m² de pistas para test drives e a maior experimentação de carros elétricos do Brasil, um recorde absoluto entre as edições do evento. Na experiência foi possível sentir o prazer e a emoção de acelerar em uma reta, testar a frenagem, dirigibilidade, agilidade e a ergonomia dos modelos. BMW i3, BMW i8, Chery EQ1, Kia Soul EV, Mitsubishi Outlander PHEV, Nissan Leaf, Porsche Panamera 4 e-hybrid, Renault Twizy, Renault Zoe e Toyota Prius foram os modelos disponibilizados pelas empresas para os testes elétricos e híbridos.

 

O test drive exclusivo contou com os modelos Bolt, da Chevrolet e Amarok V6, da Volkswagen. A montadora alemã também disponibilizou Golf GTE, Jetta, Passat, Amarok V6 e Tiguan em outro teste. Já o Drive Experience foi restrito a convidados da Audi (que ofereceu os modelos A3, Q5 e RS6) e Renault (Kwid, Duster, Sandero e Captur), as duas marcas participantes. As supermáquinas foram destaque no Dream Lounge, espaço que abrigou modelos minuciosamente escolhidos pelas montadoras premium que participaram do evento: Alfa Romeo 4C Launch Edition, Audi R8 Coupe, BMW Série 7, Ferrari Califórnia T, Lexus LC500h, Maserati Levante, Maserati Quattroporte, Nissan GT-R, Lamborghini Aventador, Rolls-Royce Ghost e Shelby Cobra.

 

Boa-nova ao fim da mostra foi a divulgação pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) dos resultados positivos da indústria no mês de novembro. Os dados apontam um aumento de 15,3% no licenciamento de veículos novos em 2018: foram 2,1 milhões de unidades neste ano contra 1,8 milhão em 2017. Só em outubro, 243,7 mil unidades foram vendidas, o que representa expansão de 19,4% ante as 213,3 mil de setembro e de 25,6% no comparativo com outubro de 2017. Que venha logo 2020! (O Tempo/Raimundo Couto)