Diário do Transporte
Enquanto as vendas de ônibus novos estão em pleno crescimento, recuperando parte das perdas acumuladas entre 2014 e o primeiro semestre de 2017, o mercado de ônibus usados recua no ano.
De acordo com a Fenabrave – Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, entidade que reúne as concessionárias e revendedoras, as vendas de ônibus usados no acumulado entre janeiro e outubro deste ano (dado mais recente) registraram um volume de 38.948 unidades, número 4,35% menor que as 40.721 unidades de semelhante período do ano passado.
O mercado de ônibus é o único que registra queda no acumulado do ano. Segundo a Fenabrave, os outros segmentos estão até o momento com resultados positivos: carros (+0,42%), comerciais leves (+1,4%), caminhões (+5,19%), motos (+0,35%) e implementos rodoviários (16,08%).
Já a alta no mercado de ônibus zero quilômetro é expressiva, 27,28% em relação ao mesmo período de 2017 (janeiro a outubro), mas com o volume menor que a metade dos ônibus usados: 15.337 unidades ante 38.948 dos usados.
Com a desaceleração esperada no último trimestre das vendas de ônibus novos, o mercado de usados deve voltar a ganhar ritmo.
Entre setembro e outubro, ainda segundo a Fenabrave, a alta foi de 10,28%. Em setembro, foram vendidas 3.608 unidades e, em outubro, 3.979 ônibus usados.
Ranking
A posição das marcas entre os ônibus usados é bem semelhante ao ranking dos ônibus novos com Mercedes-Benz, Volkswagen e Volare ocupando as primeiras colocações:
1º) Mercedes-Benz: 55,03% de participação no mercado.
2º) Volkswagen: 19,02% de participação no mercado.
3º) Volare: 11,64% de participação no mercado.
4º) Scania: 5,46% de participação no mercado.
5º) Volvo: 2,99% de participação no mercado.
6º) Agrale: 2,58% de participação no mercado.
Outros: 3,28% (somados). (Diário do Transporte/Adamo Bazanii)