Ônibus elétrico da Iveco recebe prêmio por sustentabilidade

Diário do Transporte

 

Um ônibus elétrico da Iveco recebeu um prêmio por ser um veículo sustentável. O modelo, Crealis In-Motion-Charging, teve estreia mundial no IAA, na Alemanha e foi destaque de uma premiação na categoria “Urbano”.

 

Durante o IAA International Vehicle Trade Show 2018, em Hannover, na Alemanha, o veículo foi escolhido como “Ônibus Sustentável de 2018”.

 

O júri do “Prêmio de Ônibus Sustentável”, categoria “Urbano”, é composto por representantes das sete principais revistas europeias de comércio de ônibus.

 

Segundo informações da Iveco, o grupo avaliou princípios de sustentabilidade, especificamente a habilidade de estabelecer uma imagem positiva do veículo para o público geral.

 

Aspectos como segurança, conforto, níveis de ruído, reciclabilidade dos componentes e o comprometimento do fabricante com a sustentabilidade também foram levados em consideração.

 

“A sustentabilidade dos transportes públicos tem, cada vez mais, ganhado importância no segmento, e a Iveco Bus, como líder neste ramo, lançou sua nova linha de eletromobilidade no IAA. O Crealis In Motion Charging oferece um conceito de mobilidade elétrica mais avançado e eficiente, completando a linha de veículos de trações alternativas”, informou a Iveco, em nota.

 

Além de ser um veículo elétrico, as baterias internas do Crealis foram reduzidas ao mínimo com a tecnologia In Motion Charging. Segundo a Iveco, o ônibus combina cabos elétricos suspensos com uma pequena bateria interna, permitindo que novas rotas de ônibus elétricos sejam implantadas sem custo extra, mesmo se houver seções sem cabos suspensos.

 

O tempo de operação aumenta à medida em que as baterias do veículo recarregam automaticamente ao percorrer estradas com cabos suspensos. O modelo também é capaz de funcionar usando baterias em 25% a 40% da rota.

 

“Agora, a Iveco Bus tem uma linha de veículos que atende a diferentes exigências do mercado. Os ônibus elétricos oferecem alternativas para o transporte de passageiros nos centros das cidades, com baixa velocidade, baixa eficiência energética, além de Gás Natural Comprimido (GNC) para o transporte público urbano, no qual as exigências de distância, velocidade e energia aumentam”.

 

A cidade francesa de Limoges, por meio de sua empresa pública de transportes, anunciou acordo com a Iveco para fornecimento de trólebus da nova versão do modelo Crealis In-Motion-Charging.

 

Em nota, o presidente da Limoges Métropole, Gérard Vandenbroucke, disse que há mais de 50 anos a cidade aposta no sistema de trólebus e que pretende continuar com o modal. Hoje são 30 trólebus na cidade de 208 mil habitantes, mas a frota será ampliada.

 

“Como fiéis usuários de trólebus há muitas décadas, estamos muito satisfeitos em ser o primeiro na França a encomendar esta nova geração de veículos. A Crealis In-Motion-Charging confirma que a eletricidade é o caminho para a transição energética no transporte público“, disse segundo a nota da Iveco na Europa. (Diário do Transporte/Jessica Marques)