Jornal do Carro
O Chevrolet Bolt já tem expectativa de preço divulgada, mas sua data de chegada não foi definida (ou revelada) pela montadora. O que é certo é que o modelo faz parte da nova leva de automóveis elétricos que prometem invadir o Brasil em 2019.
Além do Bolt, vão ser lançados no Brasil outros dois automóveis elétricos que estão à mostra no Salão do Automóvel. O evento, na capital paulista, terminou ontem, domingo (18).
Todos são mais em conta do que o único modelo 100% elétrico à venda no Brasil até agora, o i3. O carro da BMW, que mudou recentemente, custa R$ 199.950.
O modelo recebeu reestilização e ampliação de autonomia, que agora chega a 330 km.
Novato chega às concessionárias em dezembro, com motor 1.5 turbo de 150 cv. O porta-malas leva 340 litros.
Novos automóveis elétricos
Entre os novos automóveis elétricos, o com o menor preço é o Renault Zoe. O carro, que já era vendido para empresas, agora está disponível para o consumidor.
O cliente já pode encomendá-lo por meio do site de automóveis elétricos da montadora. O preço sugerido é de R$ 149.990. As entregas começam em fevereiro.
Inicialmente, apenas duas concessionárias vão vender o Zoe, uma em São Paulo e uma em Curitiba. O objetivo da Renault, porém, é ampliar a rede capacitada para oferecer o modelo.
Importado da França, o Zoe é o carro elétrico mais vendido da Europa. Ele tem motor com 300 km de autonomia e 80% de suas baterias podem ser recarregadas em uma hora e 40 minutos. O torque, de 22,9 mkgf, é entregue de forma imediata, privilegiando o bom desempenho.
O Nissan Leaf, à mostra no Salão em segunda geração, também já está em pré-venda por R$ 178.400. As entregas devem começar em junho do ano que vem.
Assim como o Zoe, o Leaf é um dos automóveis elétricos que já esteve no Brasil de forma experimental, mas não à venda para o consumidor. Isso ocorreu na primeira geração. O carro tem autonomia de 400 km e potência de 150 cv.
O Bolt tem preço estimado pela Chevrolet em R$ 175 mil. A expectativa é de que suas entregas comecem em meados do ano que vem. São 200 cv e 380 km de autonomia.
Híbridos
Se os automóveis elétricos são raros no Brasil, os híbridos já estão aqui há alguns anos, e em maior quantidade. A Volvo, por exemplo, vende o XC60 e o XC90 com esse tipo de conjunto mecânico. Em breve, toda a linha da montadora deverá ter versão que combina motor a combustão com elétrico.
Porém, o mais famoso dos híbridos é o Toyota Prius, que, embora ainda seja de nicho, soma as vendas mais significativas do segmento. Neste ano, registrou cerca de 2,2 mil emplacamentos.
Em 2019, o Prius, que combina motor elétrico a propulsor a gasolina, deverá ter sua unidade a combustão substituída por uma flexível.
Legislação
Com a entrada em vigor do regime automotivo Rota 2030, assinado na semana passada, durante a abertura do Salão do Automóvel, o IPI para híbridos e elétricos foi reduzido. Dos atuais 25%, agora varia entre 7% a 20%, de acordo com a eficiência energética do modelo.
Há alguns incentivos locais. Na cidade de São Paulo, esses modelos ficam livres do rodízio. Além disso, têm parte do IPVA devolvido.
Muitos países da Europa já planejam a proibição do carro a combustão, a ser substituído pelo elétrico. Na França e Inglaterra, isso está previsto para 2040. Na Noruega, deverá ocorrer em 2025. (Jornal do Carro)