BYD recebe pedido de 27 ônibus elétricos de empresa da Dinamarca

Diário do Transporte

 

A BYD acaba de receber um pedido de 27 ônibus elétricos da Anchersen, empresa de ônibus que opera em 19 das rotas da Movia em Copenhague, capital da Dinamarca. Este é o primeiro pedido de ônibus elétrico feito pela Anchersen.

 

A Trafikselskabet Movia é a agência de transportes públicos dinamarquesa responsável pelo sistema de ônibus e por determinadas linhas férreas locais na capital do país escandinavo.

 

Com este novo pedido de modelos de 12 metros, a fabricante chinesa amplia ainda mais sua presença na Europa no mercado de ônibus 100% elétricos. Em 2018, a BYD já fechara um primeiro pedido para Portugal.

 

Os veículos, que não dependem de carga de oportunidade, serão carregados durante a noite no terminal de ônibus Anchersen, em Avedore Holme, e poderão operar o dia inteiro com uma única carga.

 

Os novos ônibus da BYD entrarão em operação no final de 2019, em rotas de norte a sul da cidade de Copenhague, entre Emdrup Torv e Lergravsparken.

 

Søren Englund, COO da Anchersen, afirmou que a empresa está mostrando estar pronta para os mais recentes desenvolvimentos. “Estamos agora na vanguarda da transformação do meio de transporte público elétrico, com emissão zero. Nosso objetivo é ter a mesma confiabilidade com os novos ônibus elétricos que com nossos atuais ônibus a diesel. Firmamos um contrato com a BYD porque uma pesquisa aprofundada nos mostrou que essa empresa pode atender às demandas que a Movia e a Anchersen têm para o ônibus do futuro”, concluiu.

 

O diretor geral da BYD Europe, Isbrand Ho, manifestou a satisfação da empresa em participar da primeira fase da transição para um transporte público verde na capital dinamarquesa. “Com a implantação dos nossos ônibus elétricos, o primeiro passo foi dado na substituição dos ônibus a diesel em Copenhague. Estamos ansiosos para uma cooperação bem-sucedida com a Anchersen A/S, que será nosso primeiro parceiro na Dinamarca”.

 

Agora, somente na Escandinávia, região que abrange Dinamarca, Suécia e Noruega, já são mais de 100 pedidos de ônibus BYD de diferentes modelos feitos em 2018.

 

Conforme afirma em comunicado à imprensa, a gigante global pioneira em energia limpa, fundada em 1995, se tornou rapidamente “a maior fabricante mundial de baterias recarregáveis, sistemas de armazenamento de energia, ônibus e caminhões 100% elétricos”.

 

Presente em cinco continentes, mais de 50 países e em cerca de 200 cidades a BYD têm entre seus sócios o americano Warren Buffet.

 

Com mais de 220 mil funcionários distribuídos em 40 fábricas ao redor do globo (sendo 20 mil engenheiros pesquisadores), a chinesa BYD é, ainda, a segunda maior fornecedora de componentes para celulares, tablets e laptops no mundo para outras marcas globais, e considerada uma das 15 empresas que estão mudando o mundo para melhor, “Change The World”, da Revista Fortune.

 

Em 2016, ganhou o prêmio Zero Emission Eco system da ONU, na categoria grandes corporações.

 

No Brasil, a BYD abriu sua primeira fábrica em 2015 para produção de ônibus elétricos e comercialização de veículos e empilhadeiras em Campinas, interior de São Paulo. Em abril de 2017, neste mesmo local, inaugurou sua planta de produção de módulos fotovoltaicos. A BYD Brasil já emprega mais de 300 funcionários nas cidades de Campinas e São Paulo. (Diário do Transporte/Alexandre Pelegi)