GM lançará primeiro autônomo em 2019

Jornal do Carro/The New York Times

 

A CEO da General Motors, Mary Barra, afirmou que a fabricante deverá lançar um carro autônomo já em 2019. A novidade deverá ser apresentada como um programa de compartilhamento de veículos, que usará a plataforma de carros autônomos da GM. A executiva fez as afirmações durante uma conferência nos Estados Unidos.

 

Os primeiros autônomos da GM deverão ser limitados a cerca de 50 quilômetros por hora e irão atuar numa área geográfica pequena. Barra ainda não revelou onde o serviço começará a operar, mas os testes já ocorrem em São Francisco, na Califórnia.

 

Autônomo com tecnologia de ponta

 

Os carros usarão uma série de sensores e radares para se locomover. Também terá câmeras e uma tecnologia chamada Lidar, que é usa infravermelho para determinar forma e tamanho de objetos. A GM, aliás, focou no desenvolvimento do Lidar. A tecnologia vai reduzir custos futuros e permitirá que o carro viaje em velocidades maiores.

 

Barra também explicou durante a conferência porque a GM foi contra uma proposta do governo Trump de “afrouxar” as exigências de consumo. “Acreditamos num futuro elétrico”, disse Mary Barra.

 

Ford

 

Recentemente, a Ford revelou que será a primeira montadora a testar veículos autônomos em Washington, capital dos Estados Unidos. A ideia é testar os protótipos em todas as oito alas do distrito. O programa está ainda em estágio inicial, com mapeamento de modelos locais. No próximo ano, a frota autônoma da fabricante deverá crescer em toda a cidade. Um centro de treinamento de profissionais para operar e monitorar veículos de teste já foi lançado. (Jornal do Carro/The New York Times/Mike Cohen)