Diário do Transporte
Entre janeiro e outubro deste ano, o mercado de ônibus conseguiu emplacar no País, 15.337 unidades. Este número é 27,28% maior que as 12.050 unidades vendidas no mesmo período de 2017.
Os resultados foram divulgados nesta quinta-feira, 01º de novembro de 2018, pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, entidade que reúne revendedores e concessionários de veículos em todo o País.
Na comparação entre o volume de outubro deste ano e do ano passado, a alta é ainda mais expressiva: 77,09%. Entre setembro e outubro deste ano, as vendas de ônibus cresceram 8,25%.
Somente no último mês, foram emplacadas 2.072 unidades.
A recuperação econômica do país, mesmo que gradativa, e a necessidade natural de renovação de frota, pelo fato de os empresários terem postergado as compras, podem ajudar a explicar os números positivos.
Entretanto, o crescimento ainda se dá sobre uma base retraída, já que as vendas perderam ritmo entre 2014 e o primeiro semestre de 2017 devido à crise econômica.
Em relação ao ranking de marcas, as posições estão variando pouco, com Mercedes-Benz, Volkswagen e Volare nas primeiras colocações. (Diário do Transporte/Adamo Bazani)