VW pode compartilhar plataforma MEB de carros elétricos com a Ford

Motor1/Automotive News

 

Inicialmente anunciada como uma parceria estratégia focada no segmento de veículos comerciais, a aliança discutida entre Volkswagen e Ford poderá ser ampliada e incluir também o mercado de carros elétricos. Conforme relata reportagem da agência de notícias americana Automotive News, não está descartada a possibilidade de a arquitetura modular elétrica da gigante alemã, batizada de MEB, ser compartilhada com a parceira norte-americana. Seria uma forma de estreitar os laços e estabelecer um alicerce sólido para esta nova fase da indústria.

 

“Fornecer acesso a outras marcas fora do grupo VW é teoricamente possível, mas não há decisão”, disse o diretor financeiro da Volkswagen, Frank Witter. Na mesma ocasião, o executivo afirmou que a marca agora está bastante concentrada nos preparativos que antecedem o início da produção dos primeiros carros elétricos montados sobre a base MEB. Os trabalhos serão iniciadas na fábrica de Zwickau, na Alemanha, a partir de novembro do ano que vem. A meta é produzir 10 milhões de veículos elétricos em todo o mundo ao longo da primeira vida útil da arquitetura.

 

O primeiro a chegar ao mercado será o hatchback Neo, derivado do conceito I.D, seguido pelo SUV I.D Crozz. Além da Alemanha, haverá linhas de montagem na China e, provavelmente, nos Estados Unidos. Juntando as marcas Volkswagen, Audi, Skoda e Seat serão cerca de 27 novos veículos elétricos lançados nos próximos anos.

 

Outro setor estratégico que pode fazer parte da aliança Volkswagen-Ford é o de autônomos. Detalhes já estão sendo internamente discutidos. (Motor1/Automotive News/Dyogo Fagundes)