Venda de automóveis na Europa recua 23% em setembro

AutoIndústria

 

No mês passado, os licenciamentos de automóveis na União Europeia registram queda de 23,5% com pouco mais de 1 milhão de unidades vendidas frente aos 1,4 milhões de carros vendidos em setembro de 2017. Os dados são da Acea, a associação que representa os fabricantes de veículos no continente, divulgados na quarta-feira, 17 de outubro.

 

O forte recuo apurado não foi absorvido como surpresa pelo setor. Segundo nota da Acea, a introdução de novo procedimento de teste de emissões para veículos leves, o WLTP, no início de setembro provocou “aumento excepcional nos registros em agosto (31,2%)”.

 

A antecipação de compras ocorrida resultou em um desempenho negativo acima de dois dígitos em praticamente todos os mercados europeus. A Alemanha, por exemplo, o maior deles, fechou o mês em queda de 30,5% para 200,1 mil unidades contra 288 mil emplacamentos de um ano antes.

 

Apesar do declínio no mês passado, o resultado apurado nos nove primeiros meses do ano permaneceu positivo com 11,9 milhões de carro negociados, volume que representou alta de 2,5% em relação ao mesmo período do ano passado, quando acumulou 11,6 milhões de unidades licenciadas.

 

O Grupo Volkswagen, FCA e Renault foram os maiores perdedores com desempenho negativos das vendas na Europa com quedas de 48% (171,9 mil unidades), 31,9% (60,4 mil) e 27% (94,9 mil), respectivamente. (AutoIndústria)