Média diária na quinzena supera 10,5 mil emplacamentos

AutoIndústria

 

Com vendas diárias acima de 10,5 mil veículos na primeira quinzena, o mercado de veículos deve encerrar outubro com desempenho próximo ao de agosto, o melhor mês do ano até agora. Com dez dias úteis, a primeira metade do mês totalizou venda de 105.698 unidades, indicando maior movimento nas concessionárias neste período do que nos meses anteriores.

 

Segundo fonte do mercado, teve dia na semana passada que as vendas superaram 13 mil unidades, volume bem atípico para uma primeira quinzena, visto que tradicionalmente o mercado é mais aquecido na terceira e, principalmente, quarta semana do mês. A mesma fonte acredita que outubro deve fechar com algo em torno de 240 mil a 250 mil veículos comercializados.

 

Em agosto, que teve 23 dias úteis, foram vendidas 248,6 mil unidades. O volume caiu 14,2% em setembro, para 213,6 mil veículos, mas a queda foi atribuída pela Fenabrave e Anfavea ao menor número de dias úteis do mês – apenas 19. Tanto é que a média de agosto para setembro teve alta de 4%, com respectivamente 10,8 mil e 11,2 mil licenciamentos por dia útil.

 

Segundo o presidente da Anfavea, Antonio Megale, a média diária de setembro não foi só a melhor do ano, mas também a mais alta desde janeiro de 2015. E se o aquecimento das vendas verificado na primeiro quinzena perdurar até o fim do mês, tudo indica que outubro – com 22 dias úteis – baterá novo recorde de vendas por dia útil, confirmando projeções de um bom final de ano para o setor. (AutoIndústria/Alzira Rodrigues)