Toyota é a marca de carros mais valiosa do mundo

Jornal do Carro

 

Com alta de 6% em 2018, para US$ 53,5 bilhões, a Toyota é a marca de veículos mais valiosa do mundo. No ranking geral, que lista 100 empresas de vários setores, apenas 16 são fabricantes de automóveis. Avaliada em US$ 48,6 bilhões, a Mercedes-Benz aparece na oitava posição. É o que aponta o 19º relatório Melhores Marcas Globais, publicado nesta quinta-feira (4) pela Interbrand.

 

Os números correspondem apenas ao valor da marca, e não incluem ativos materiais, como fábricas e outras instalações. De acordo com informações da Interbrand, o ranking considera três aspectos: performance financeira dos produtos e serviços sob a chancela da marca, sua influência na decisão de compra pelo consumidor e sua força para garantir ganhos futuros e que os produtos tenham preços “premium”. Com base nessa metodologia, a Ferrari aparece na 80ª posição. Bem atrás, portanto, de marcas como a Hyundai (36ª) e a Porsche (52ª).

 

Ranking diverso

 

No topo do ranking, publicado há 19 anos pela consultoria global de marca, com sede nos EUA, aparece a Apple. O valor da gigante do setor de tecnologia é de US$ 214,5 bilhões. Em segundo lugar está a Google, avaliada em US$ 155,5 bilhões.

 

Das marcas de veículos, a terceira mais valiosa é a BMW. Embora tenha desvalorizado 1% em relação ao levantamento anterior, a alemã é avaliada pela Interbrand em US$ 41 bilhões.

 

Outra marca de veículos que perdeu valor neste ano é a Harley-Davidson. A fabricante norte-americana de motos, que recentemente se envolveu em atritos com o presidente dos EUA, Donand Trump, por causa do aumento dos impostos de insumos no país, vale US$ 5,2 bilhões. A queda em relação ao resultado de 2018 foi de 9%.

 

Na 100ª posição do ranking geral está a Subaru, avaliada em US$ 4,2 bilhões. É a primeira vez que a japonesa aparece na lista publicada pela Interbrand.

 

Confira o ranking das marcas mais valiosas do mundo (*)

 

1º – Apple, +16%, US$ 214,5 bilhões (R$ 837 bilhões)

2º – Google, +10%, US$ 155,5 bilhões (R$ 606 bilhões)

3º – Amazon, +56%, US$ 100,8 bilhões (R$ 393 bilhões)

4º – Microsoft, +16%, US$ 92,7 bilhões (R$ 362 bilhões)

5º – Coca-Cola, +5%, US$ 66,3 bilhões (R$ 259 bilhões)

6º – Samsung, +6%, US$ 59,9 bilhões (R$ 234 bilhões)

7º – Toyota, +6%, US$ 53,4 bilhões (R$ 208 bilhões)

8º – Mercedes-Benz, +2%, US$ 48,6 bilhões (R$ 190 bilhões)

9º – Facebook, +6%, US$ 45,2 bilhões (R$ 176 bilhões)

10º – McDonalds, +5%, US$ 43,4 bilhões (R$ 169 bilhões)

 

13º – BMW, -1%, US$ 41 bilhões (R$ 160 bilhões)

20º – Honda, +4%, US$ 23,7 bilhões (R$ 92 bilhões)

35º – Ford +3%, US$ 14 bilhões (R$ 55 bilhões)

36º – Hyundai +3%, US$ 13,5 bilhões (R$ 53 bilhões)

40º – Nissan +6%, US$ 12,2 bilhões (R$ 48 bilhões)

41º – Volkswagen, +6%, US$ 12,2 bilhões (R$ 48 bilhões)

42º – Audi, +1%, US$ 12,2 bilhões (R$ 48 bilhões)

52º – Porsche, +6%, US$ 10,7 bilhões (R$ 42 bilhões)

71º – Kia, +4%, US$ 6,9 bilhões (R$ 27 bilhões)

78º – Land Rover, +2%, US$ 6,2 bilhões (R$ 24 bilhões)

80º – Ferrari, +18%, US$ 5,8 bilhões (R$ 23 bilhões)

90º – Mini, +3%, US$ 5,3 bilhões (R$ 21 bilhões)

93º – Harley-Davidson, -9%, US$ 5,2 bilhões (R$ 20 bilhões)

100º – Subaru, US$ 4,2 bilhões (R$ 16 bilhões)

 

*Os valores em reais apurados por meio de conversão direta. (Jornal do Carro)