Autopeças faturam 20% a mais até agosto

AutoIndústria

 

endividamento das famílias têm assegurado desempenho positivo para todos os canais de vendas da indústria brasileira de autopeças ao longo deste ano, conforme análise divulgada na segunda-feira, 8, pelo Sindipeças.

 

Levantamento relativo aos primeiros oito meses do ano indica alta de 20% no faturamento nominal do setor em relação ao mesmo período de 2017. A expansão das exportações foi de 29,4% em reais e de 16,5% em dólar, enquanto as vendas para as montadoras evoluíram 18,7% e para o mercado de reposição, 17,1%. Os negócios intrassetoriais cresceram 9%.

 

A utilização da capacidade instalada da indústria de autopeças, conforme os dados apurados pela entidade, manteve-se em agosto no mesmo patamar de 71% registrado em julho.

 

Assim como acontece no ano, também em agosto o setor apurou desempenho positivo em relação a julho em todos os segmentos nos quais atua. O faturamento nominal das autopeças cresceu 6%, compensando a retração de 1% registrada no mês anterior.

 

Segundo o Sindipeças, o excelente desempenho das montadoras explica, em larga medida, este resultado, tanto que a receita obtida por meio deste canal subiu 8% em agosto com relação a julho. As vendas para o mercado de reposição cresceram 1,6% e os negócios intrassetoriais tiveram alta de 5,3% no mesmo comparativo. Com relação às exportações, houve expansão de 3,23% em reais e de 1,6% em dólar no comparativo do mês sobre o anterior. (AutoIndústria/Alzira Rodrigues)