GM anuncia vencedores do Prêmio de Sustentabilidade 2018

Revista News

 

A General Motors Mercosul, anunciou nesta sexta-feira, dia 21 de setembro de 2018, os vencedores do Prêmio GM de Sustentabilidade entregue para Concessionárias, Fornecedores e Empregados. A cerimônia foi realizada na Fábrica de Joinville, em Santa Catarina, uma das mais sustentáveis do mundo.

 

A premiação reconhece as melhores práticas sustentáveis, que contribuem para realizar a visão de futuro da GM de zero acidente, zero emissão e zero congestionamento ao trazer desenvolvimento econômico, preservando os recursos ambientais e gerando meios para que se promova um melhor equilíbrio no desenvolvimento social.

 

Foram premiadas duas concessionárias – uma do Brasil e uma da Argentina –, um fornecedor e dois empregados, um brasileiro e um argentino. As concessionárias BAVEP e RUDAS foram os destaques entre mais de 600 pontos de vendas. O melhor projeto entre os fornecedores foi apresentado pela Joyson Safety Systems. O júri é composto pelo Comitê de Sustentabilidade da GM Mercosul, seguindo os critérios como inovação e relevância para o negócio. “Esta é a quinta edição do Prêmio de Sustentabilidade, que é mais uma maneira de incentivarmos as iniciativas que contribuem para um mundo com zero acidente, zero emissão e zero congestionamento realizadas pelos principais stakeholders do nosso negócio, difundindo, assim, a sustentabilidade em toda a nossa cadeia produtiva “, afirma Marcos Munhoz, vice-presidente da GM Mercosul e Presidente do Comitê de Sustentabilidade.

 

Concessionárias

 

BAVEP Barretos Veículos e Peças (Brasil)

Projeto: Sistema de micro geração distribuída de Energia Fotovoltaica

 

Construção de uma micro usina geradora de energia elétrica através de placas fotovoltaicas.

 

Já foram gerados 51Mwh, equivalente a 47 mil banhos de 15 minutos em chuveiro elétrico ou uma geladeira ligada por três mil meses.

 

RUDAS (Argentina)

Projeto: RUDAS sustentável apostando no meio ambiente

 

O projeto inclui troca de luminárias halógenas por led, separação de resíduos recicláveis e doação de papelão a uma ong, uso eficiente de água através de captação da água da chuva para lavagem de carros e manutenção das áreas verdes da concessionária, com replantio de árvores e palmeiras autóctones.

 

Fornecedor – Joyson Safety System

 

A empresa engajou seus colaboradores a cumprir uma série de desafios ao longo de uma semana. O projeto foi fundamentado principalmente nos pilares Social e Ambiental da sustentabilidade e ainda beneficiou dezenas de pessoas através das doações para instituições de caridade. Mais de mil pessoas cumpriram o desafio resíduo zero, 6.968 embalagens pet foram coletadas, 5.199 embalagens longa vida recolhidas, 2,4 toneladas de alimentos e agasalhos doadas.

 

Empregados premiados

 

Rogério Armando Alves – Brasil

Lucia Martin – Argentina

 

General Motors Joinville

 

A GM tem em Joinville (SC) uma das fábricas mais sustentáveis do mundo. A unidade foi a primeira a implantar um conjunto de sistemas pioneiros na área de eficiência energética e proteção ao meio ambiente, com destaque para a energia fotovoltaica – gerada a partir da luz do sol, reciclagem de água industrial por meio de osmose reversa e tratamento inédito de efluentes e esgotos por meio de jardins filtrantes. A unidade também é uma das nove no Brasil a ter 100% dos resíduos industriais reciclados (zero aterro). Pelo programa “Zero Aterro” todos os resíduos do processo produtivo são reutilizados, reciclados ou coprocessados.

 

Todas essas tecnologias foram ampliadas no processo de expansão da fábrica, que quadruplicou o seu tamanho neste ano. Outras iniciativas como a separação de tanques de óleo e avaria, a troca de torres de resfriamento, o melhor direcionamento da água pluvial e a substituição dos carregadores de bateria, fizeram com que a fábrica se tornasse ainda mais eficiente, gerando redução do consumo de água equivalente ao gasto de 43 residências no período de um ano, e energia elétrica na ordem de 106 residências por ano.

 

Práticas sustentáveis na GM Mercosul

 

As fábricas da GM no Mercosul possuem inúmeras práticas sustentáveis no seu processo produtivo. Entre as iniciativas efetivadas em 2018 estão a instalação de diversos equipamentos com tecnologias que permitem redução de consumo de energia elétrica, substituição de luminárias fluorescentes por led e instalação de telhas translúcidas para melhor aproveitamento da luz natural.

 

Na região, a GM conta com quatro fábricas certificadas de acordo com a ISO 50.001, a norma de gestão de energia: Gravataí, São Caetano do Sul, Mogi das Cruzes e Rosario. Entre os reconhecimentos globais, as fábricas de São Caetano do Sul, Mogi das Cruzes e Gravataí foram selecionadas pela Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos por terem reduzido o consumo de energia dentro do prêmio “Energy Star Challenge for Industry”, a única montadora a ter este reconhecimento no Brasil. A política ambiental da companhia foi reconhecida com importantes premiações, como as recertificações do Wildlife Habitat Council (WHC), pelo trabalho de preservação de áreas verdes e educação ambiental em Gravataí (RS), Joinville (SC) e São José dos Campos, São Caetano do Sul, Mogi das Cruzes (SP).

 

Produto

 

Nos últimos cinco anos, a redução do consumo de combustível dos carros da Chevrolet chegou a 22%, ante a média ponderada de até 15,9% registrada pelo mercado. Isso significa que se evitou a emissão de 1 milhão de toneladas de gás carbônico no ambiente e uma economia de R$ 7 bilhões em combustível por ano no Brasil, de acordo com cálculos da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

 

Nesse período, a Chevrolet passou a equipar toda sua linha de veículos de passeio de média e alta gama com motores turbo de elevado desempenho e Stop/Start, enquanto os demais modelos receberam o pacote ECO, que inclui transmissão de seis marchas, direção com assistência elétrica, motores mais modernos e nova calibração da suspensão, entre outros.

 

Os veículos utilitários e o superesportivo Camaro também incorporaram mudanças importantes, como o novo sistema AFM (Active Fuel Management), que gerencia o desligamento automático de metade dos cilindros do motor para poupar combustível. (Revista News)