MDIC e Toyota firmam memorando e montadora anunciará investimentos no Brasil

Comex do Brasil

 

A Toyota anunciará, nos próximos dias, investimentos  no Brasil nos marcos do Rota 2030. O secretário de Desenvolvimento e Competitividade Industrial do MDIC, Igor Calvet, e o CEO da montadora, Steve St. Angelo, assinaram, nesta sexta, um memorando de entendimento no Japão. O documento estabelece que o governo brasileiro e a Toyota discutirão investimentos considerando a nova política do setor automotivo. Lançado em julho, o Rota 2030 estipula metas em termos de eficiência energética, tecnologia e segurança.

 

“As empresas japonesas têm um nível tecnológico altíssimo. Quando elas investem no Brasil, há uma redução da distância entre o veículo produzido e aqueles desenvolvidos nos centros tecnológicos mais avançados do mundo”, explicou Calvet.

 

Para Ricardo Bastos, vice-presidente da Anfavea e diretor de Relações Governamentais da Toyota Brasil, o Rota 2030 desempenha  um papel importante na atração de novos recursos para o Brasil. “Ele traz regras claras e previsibilidade, uma demanda antiga do setor. Alguns investimentos demoram de cinco a 10 anos para colhermos resultados. Então, o longo prazo para a indústria automobilística é fundamental”, disse.

 

A Toyota tem quatro fábricas no Brasil (São Bernardo do Campo, Indaiatuba, Sorocaba e Porto Feliz) que totalizaram, entre 2012 e 2017, um investimento de R$ 4,2 bilhões.

 

Segundo a base de dados da Renai (Rede Nacional de Informações sobre o Investimentos), do MDIC, desde 2013, já foram anunciados mais de US$ 7 bilhões em investimentos com capital de origem japonesa no Brasil.

 

Zero emissão

 

Na cidade de Toyota, os secretários Igor Calvet e Rafael Moreira (Inovação e Novos Negócios) conheceram a planta que produz o Prius, modelo elétrico lançado em 1997.

 

Em 2017, mais de 40% dos veículos vendidos no Japão pela Toyota foram elétricos. A montadora pretende zerar a emissão de carbono de seus carros e de suas fábricas até 2050.

 

Missão

 

O MDIC realizou, nesta semana, uma missão no Japão. Igor Calvet e os secretários Rafael Moreira (Inovação e Novos Negócios) e Thaíse Dutra (Conselho Nacional das ZPEs – CZPE) se reuniram com executivos de montadoras e de outras empresas e representantes do governo japonês. Eles apresentaram o Rota 2030, a Agenda Brasileira da Indústria 4.0 e o regime brasileiro das Zonas de Processamento de Exportação.

 

Nesta sexta, Thaíse Dutra esteve com representantes da Câmara Brasileira de Comércio Brasil-Japão. “Fechamos uma parceria, que contará com o apoio da embaixada brasileira, para divulgar informações sobre nossas Zonas de Processamento de Exportações aqui no Japão. Vamos organizar um calendário de atividades, que incluirá reuniões com empresários, publicação de artigos e realização de eventos para o público japonês”, contou a secretária-executiva do CZPE. Na semana que vem, o grupo segue para Seul.

 

Também participam desta missão aos países asiáticos representantes da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e Apex-Brasil. (Comex do Brasil)