Emplacamentos de ônibus acumulam alta de 16% no ano, mas caem em agosto

Diário do Transporte

 

Os números do mercado de ônibus continuam positivos, mas no segundo semestre há possibilidade de a produção e venda reduzirem o ritmo sem, no entanto, resultar num acumulado negativo.

 

A Fenabrave – Federação Nacional dos Distribuidores de Veículos Automotores, que reúne as concessionárias e revendedoras, divulgou o balanço de venda de veículos referente ao mês de agosto e o acumulado até agora.

 

Os emplacamentos de ônibus somam alta de 16,12% entre janeiro e agosto na comparação com o mesmo período do ano passado. Foram licenciados neste ano, até agora, 11.351 ônibus e, nos oito primeiros meses de 2017, o volume foi de 9.775 veículos de transporte coletivo.

 

Mas o mês de agosto deu uma derrapada em relação a julho, registrando queda de 14,64%, com 1.954 unidades no oitavo mês ante 2.289 do mês sete. Mas na comparação com agosto de 2017, neste ano, o mês foi 5,97% mais aquecido.

 

O mercado de ônibus não descarta a possibilidade de que o segundo semestre tenha um desempenho mais modesto que o primeiro.

 

Um dos motivos é que terá passado o processo eleitoral, que influencia muito no mercado principalmente dos ônibus urbanos. Renovação de frota, sempre dá voto e os empresários acabam sendo “estimulados” a comprar ônibus novos neste momento.

 

Outro motivo que pode ser apontado para o primeiro semestre ser mais aquecido que o segundo, é a entrada em vigor da obrigatoriedade das plataformas de transbordo nos ônibus rodoviários no lugar das desconfortáveis e inseguras cadeiras de transbordo.

 

As plataformas oferecem dignidade para os passageiros e para quem trabalha com o ônibus, mas deixam o veículo mais caro e os empresários aproveitaram e anteciparam as renovações para comprar ônibus mais barato.

 

Ranking

 

Em relação às marcas, Mercedes-Benz continua liderando com 62% de todo o mercado de ônibus, seguida de Volkswagen e Volare.

 

Confira

 

1º) Mercedes-Benz: 7.043 ônibus com 62,05% de participação no mercado.

2º) Volkswagen: 1.460 ônibus com 12,86% de participação no mercado.

3º) Volare: 1.103 ônibus com 9,72% de participação no mercado.

4º) Iveco: (inclui mininonibus CityClass): 890 ônibus com 7,84% de participação no mercado.

5º) Scania: 443 ônibus com 3,9% de participação no mercado.

6º) Volvo: 241 ônibus com 2,12% de participação no mercado.

7º) Agrale: 144 ônibus com 1,27% de participação no mercado.

(Diário do Transporte/Adamo Bazani)