Montadoras de máquinas estão otimistas com vendas na Expointer

Globo Rural

 

A dois dias do final da Expointer, diretores das principais empresas de máquinas e implementos agrícolas projetam um crescimento de 5% a 10% nas vendas em relação à feira do ano passado. A feira agropecuária que se realiza nos 45 mil metros quadrados do Parque Assis Brasil, em Esteio (RS), termina domingo, dia 2 de setembro.

 

A New Holland é a mais otimista. Alexandre Blasi, diretor Mercado Brasil, diz que a demanda na feira neste ano está 30% maior do quem 2017. Por conta disso, ele projeta um crescimento de 10% nas vendas. O executivo destaca que a Expointer tem um caráter diferenciado por ser bastante voltada para pecuária e receber compradores da Argentina, Uruguai e Paraguai.

 

Entre as novidades deste ano para a feira, está a colheitadeira TC5090 Arroz, uma máquina híbrida (tem cilindro e duplo rotor) com potência máxima de 270 cv e capacidade de armazenar 7.200 litros. Segundo o Irga (Instituto Riograndense de Arroz), o Estado é responsável por quase 70% do grão produzido no país.

 

A John Deere espera uma elevação de 5% a 8% nas vendas neste ano na feira, segundo o gerente divisional Eduardo Martini. Entre os destaques da marca, ele cita duas soluções tecnológicas. O Conectividade Rural visa conectar fazenda e máquinas por meio de torres wi-fi com capacidade de alcance de até 30 km. Essa tecnologia, lançada na Agrishow em maio, já está em operação em fazendas do Mato Grosso. A outra é o Centro de Operações, uma plataforma que gerencia os dados online, integrando informações das máquinas, da produção e agronômicas para auxiliar o produtor a tomar a melhor decisão.

 

Na Massey Ferguson, a expectativa é fechar com crescimento de 7% em relação a 2017. “As boas perspectivas da safra no sul do país ajudam nesse aumento, aliado ao fato de a Massey estar investindo em novos segmentos para atender o produtor local”, diz Eduardo Nunes, diretor de vendas Brasil da marca, que trouxe grupo de colombianos para conhecer a feira e trocar experiências.

 

Um destaque é o lançamento do pulverizador MF 8125, de 2.500 litros e valor aproximado de R$ 700 mil, indicado para pequenos e médios produtores, que se enquadra no programa de financiamento federal Mais Alimentos. Outro destaque da Massey é a linha de tratores MF 8700 Dyna-VT, desenvolvida para trabalhar com grandes implementos. Os produtores podem conhecer ainda as novas séries de tratores MF 4700 e MF 5700 de 75 a 105 cv.

 

Valtra e Jacto foram as únicas entre as empresas entrevistadas que não projetaram crescimento nas vendas neste ano na feira. “Deve atingir o mesmo patamar do ano passado”, diz Rodrigo Junqueira, diretor de vendas Brasil da Valtra. As justificativas para o empate são a greve dos caminhoneiros, que paralisou a produção no país em maio, e a seca que vem prejudicando a cana-de-açúcar.

 

Um dos lançamentos da marca é pulverizador BS 2517H, de 2.500 litros e valor aproximado de R$ 700 mil, que sai de fábrica com piloto automático e também pode ser financiado pelo programa federal Mais Alimentos. Outro lançamento é a linha de tratores BH Hitech, com cinco modelos de 145 cv a 195 cv, com transmissão automática. Um desses tratores, na cor dourada, tem atraído a atenção dos visitantes da feira.

 

Fernando Gonçalves Neto, presidente da Jacto, aposta num empate de vendas por acreditar que o produtor está inseguro diante do cenário eleitoral e da variação do dólar. “Os custos de produção estão mais altos agora e há uma interrogação em relação ao preço de venda da safra no próximo ano.”

 

A empresa nacional com sede em Pompeia (SP) mostra na feira toda sua linha de produtos com destaque para o pulverizador de linha tratorizada Arbus 300 desenvolvido para atender os pequenos produtores de uva da Serra Gaúcha e um pulverizador costal com bateria de 8 horas indicado para pequenos agricultores e também para produtores de celulose.

 

No portfólio, já aparece o novo pulverizador costal DJB Smart, equipado com agricultura de precisão, que se conecta por Bluetooth e tem toda sua operação controlada por celular. Esse equipamento, no entanto, ainda não está à venda. (Globo Rural/Eliane Silva)