Estados Unidos e México chegam a acordo comercial

Portal G1

 

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta segunda-feira (27) que seu país e o México chegaram a um “grande” acordo comercial, que revisa partes importantes do Nafta, acordo de livre comércio de mais de duas décadas que envolve também o Canadá.

 

Trump telefonou para o presidente mexicano, Enrique Pieña Nieto, para parabenizá-lo pelo acordo, o qual chamou de “muito bom para ambos”. O Canadá, por enquanto, ficou de fora do compromisso.

 

O presidente dos EUA disse querer “se livrar do nome Nafta”, que tem uma “conotação ruim”, e que por isso o acordo será chamado “The Unites States-México Trade Agreement” (Acordo Comercial Estados Unidos-México).

 

Na ligação, o presidente americano disse que o acordo fortalece especialmente fabricantes e produtores dos dois países. Segundo ele, o México se comprometeu a imediatamente comprar dos EUA “tantos produtos agrícolas quantos forem possíveis”.

 

Segundo o embaixador responsável pelo comércio exterior dos EUA, Robert Lightizer, o acordo deve ser assinado no final de novembro, porque deve ser respeitando um intervalo de 90 dias após a entrega da carta sobre os termos ao Congresso, o que deve ocorrer na sexta-feira.

 

Segundo documento divulgado pela Casa Branca, o acordo inclui:

 

Novos requisitos de “regras de origem” para incentivar “bilhões por ano” em veículos e peças automobilísticas nos Estados Unidos, apoiando “empregos de altos salários”;

 

“Os padrões mais fortes e totalmente aplicáveis de qualquer acordo comercial”;

Novos compromissos para reduzir “políticas de distorção comercial” para produtos agropecuários;

 

Melhorias para permitir que alimentos e a agricultura sejam negociados “de maneira mais justa”;

 

Proteções de propriedade intelectual “fortes e efetivas”;

 

“As disciplinas mais fortes em comércio digital de qualquer acordo internacional”;

 

“As mais robustas obrigações de transparência de qualquer acordo comercial dos Estados Unidos”.

 

Participação do Canadá

 

O presidente mexicano disse a Trump que deseja que, agora, o Canadá também seja incorporado ao acordo. Ele agradeceu a vontade política de Trump e sua participação nas tratativas.

 

No Twitter, Pieña Nieto ressaltou que espera que uma negociação “trilateral” exitosa do Nafta ainda nesta semana.

 

Segundo o presidente dos EUA, há um acordo entre ele e os representantes do Canadá e do México para encerrar o acordo existente hoje, o Nafta. “Quando isso acontecerá, não posso dizer com certeza; depende do calendário com o Congresso. Mas vou encerrar o acordo que existe e entrar nesse acordo”. Trump disse que começará a negociar com o Canadá “relativamente em breve”. “Eles querem começar – eles querem muito negociar”, disse ele.

 

O presidente afirmou, no entanto, que “de uma forma ou outra” tem um acordo com o Canadá, que será ou uma tarifa sobre os carros, o que ele considerou “mais fácil”, ou um acordo negociado.

 

Mais cedo, um porta-voz do ministério do exterior canadense afirmou que o “Canadá só assinará o novo Nafta se ele for bom para o Canadá”, de acordo com a Reuters.

 

Na conversa, Trump disse ainda que este não é o momento certo para falar em um acordo com a China, mas que “eventualmente será”. (Portal G1)