Documento do veículo terá versão digital

Estradão

 

Como já ocorre com a carteira de habilitação, o documento obrigatório conhecido como Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) também passou a ter uma versão digital. Pelo aplicativo CNH Digital, disponível para as plataformas Android e IOS, os proprietários já podem baixar o documento.

 

Segundo informações da Agência Brasil, presente na cerimônia de lançamento do aplicativo, em Brasília (DF), o Distrito Federal será a primeira unidade federativa a fazer uso do documento. “Ainda não há um prazo definido para os demais estados aderirem porque a adesão é voluntária e depende dos órgãos de trânsito”, disse o ministro das Cidades, Alexandre Baldy, completando que o objetivo do aplicativo é facilitara vida do cidadão e reduzir as filas nos departamentos de trânsito.

 

“Mais de 97 milhões de brasileiros possuem CRLV; mais de 60 milhões possuem carteira de habilitação; e mais de 23 milhões de pessoas possuem a habilitação com o QR Code. Para boa parte da população, o aplicativo tornará a ida ao Detran desnecessária”, acredita o ministro.

 

Embora ainda não tenha prazo definido para que os departamentos de trânsito regionais passem a adotar o aplicativo, Maurício Alves, diretor do Denatran, Departamento Nacional de Trânsito, estima que até o fim do ano todos os estados estejam utilizando a versão digital.

 

Para o download no celular, o proprietário do veículo precisa estar em dia com o licenciamento. Os usuários que já têm a CNH Digital não precisam baixar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito, basta uma atualização. Depois, é só adicionar o CRLV Digital e informar o número do Renavam e o código de segurança impresso no Certificado de Registro de Veículo (CRV), o antigo DUT. (Estradão)