Volkswagen vai investir 3,5 bilhões de euros em conectividade e digitalização

Auto Esporte 

 

A Volkswagen anunciou um investimento bilionário durante uma coletiva de imprensa em Berlim na última quinta-feira (23). Serão aplicados 3,5 bilhões de euros (o que equivale a R$ 16,5 bilhões de reais) no desenvolvimento de plataformas de conectividade até 2025.

 

O plano da montadora é transformar os veículos do grupo em uma espécie de “plataforma de internet sobre rodas”, conectando toda a sua frota em um único sistema operacional. O grande objetivo da marca é ultrapassar o patamar de montadora de veículos para tornar-se uma referência em prestação de serviços na área de mobilidade e tecnologia.

 

Através de um ecossistema batizado de “Volkswagen We”, os consumidores terão acesso à informações online instantâneas e o veículo receberá, ao mesmo tempo, constantes atualizações de sistema. Jürgen Stackmann, membro da diretoria de vendas da VW, explica que o sistema servirá como uma âncora entre o cliente, o carro e os serviços oferecidos tanto pela marca quanto por terceiros que façam parte da plataforma: “Este sistema complementa a experiência da Volkswagen sobre rodas e permite que o cliente leve seu mundo ao seu veículo” afirma.

 

A One Digital Plataform (ODP), como é chamada, conta com armazenamento de informações na nuvem e representa ainda, um passo adiante em direção à condução autônoma. “Temos uma visão clara: continuaremos a construir veículos muito superiores. Mas daqui para frente, nossos Volkswagen serão cada vez mais dispositivos digitais sobre rodas”, diz Stackmann.

 

Com o investimento, a marca alemã pretende atingir a liderança nos novos padrões da indústria automobilística, que visam criatividade, inovação, conectividade e tecnologia. Além disso, em dois anos a Volkswagen passará a conectar toda a sua frota a começar pela família I.D., que será totalmente elétrica. (Auto Esporte/Diogo de Oliveira e Maria Clara Dias)