Bridgestone desenvolve polímero híbrido mais resistente e flexível

AutoIndústria

 

A Bridgestone Corporation desenvolveu o primeiro polímero do mundo capaz de formar ligações entre a borracha e resinas no nível molecular. O novo produto, afirma a fabricante de pneus, é cinco vezes mais resistente a rachaduras, 2,5 vezes mais à abrasão e 1,5 vez à tração do que borracha natural, material também com características superiores às da borracha sintética comum.

 

O polímero chamado HSR, High Strength Rubber, borracha de alta resistência em português, é um híbrido com ligações entre componentes da borracha sintética, como o butadieno e o isopreno, e  de resinas, tais como o etileno.

 

“O resultado é um material capaz de combinar a maleabilidade da borracha com a resistência da resina”, afirma a Bridgeston, que assegura que HSR é primeiro polímero desse tipo já desenvolvido. Tendo como base o HSR, a Bridgestone acredita que poderá fabricar pneus que alcancem os mesmo níveis de desempenho dos atuais produtos, mas utilizando menos materiais.

 

O polímero, assim, pode ser um dos recursos protagonistas para que a Bridgestone se aproxime de sua meta de trabalhar com materiais 100% sustentáveis até 2050, conforme plano de longo prazo da empresa, que já considera também utilizar o material em outros segmentos de produtos. (AutoIndústria)