Diário do Transporte
A partir deste domingo, 26 de agosto de 2018, a velocidade máxima permitida na faixa de ônibus da Avenida 23 de Maio e da Avenida Moreira Guimarães vai cair de 60 km/h para 50 km/h.
O trecho onde vai ocorrer a mudança é entre os viadutos Dona Paulina e João Julião da Costa Aguiar. A restrição vale para os dois sentidos.
A CET alerta que a faixa da direita neste trecho é dedicada somente para ônibus e táxis com passageiros de 2ª a 6ª, das 6h00 às 22h00. Nos demais dias e horários, a faixa é liberada para veículos comuns que, a partir da zero hora de domingo terão de obedecer também ao limite de 50 km/h.
Não haverá período de adaptação. A fiscalização já começa automaticamente, segundo a prefeitura.
Em nota, a CET diz que vai instalar sinalização no local e técnicos da companhia, assim como da SPTrans, vão acompanhar as mudanças.
A sinalização será reforçada ao longo das avenidas, com a instalação de 39 placas regulamentando a nova velocidade, além da utilização de faixas e banners para orientação dos motoristas. A Engenharia de Campo da CET e Técnicos da SPTrans vão acompanhar a mudança, com a orientação aos motoristas e pedestres, para manter as condições de segurança e fluidez no trânsito.
Outras faixas de ônibus da cidade já têm limite de 50 km/h, segundo a CET, que quer padronizar a velocidade nestes espaços. (Diário do Transporte/Adamo Bazani)