Chegam ao Brasil os primeiros caminhões elétricos BYD

AutoIndústria

 

Embarcados no início de junho na cidade de Changsha, na China, já chegaram ao Brasil os primeiros seis caminhões BYD 100% elétricos do lote inicial de 21 unidades com entrega programa para este ano para a Corpus Saneamento e Obras, que os utilizará no serviço de coleta e transporte de resíduos. A compra abrange no total 200 veículos.

 

“Antes de entrar em operação, os novos caminhões passarão por uma revisão de entrega e receberão o compactador de resíduos com sistema eletro hidráulico, desenvolvido em parceria com a Danfoss”, comenta Charles Fioravante, gerente de manutenção de frota da Corpus.

 

O sistema, segundo ele, substitui as tradicionais alavancas e garante maior eficiência energética e redução do nível de ruído no funcionamento do equipamento. “Também contribui para o conforto dos profissionais, por substituir o esforço natural para a movimentação das alavancas por uma simples pressão no botão de acionamento”.

 

Os caminhões eT8A utilizam como fonte de energia bateria especialmente desenvolvida para a eletrificação veicular, com tecnologia exclusiva de fosfato de ferro lítio (reciclável e com vida útil de até 30 anos). Têm PBT técnico de 21 toneladas na versão 4×2 e autonomia estimada de oito horas de operação por recarga, ou cerca de 200 quilômetros.

 

Além de não emitirem gases de escapamento ou qualquer fumaça na atmosfera, os caminhões BYD são mais silenciosos que os veículos tradicionais utilizados na limpeza urbana. Contam ainda com sistemas one pedal drive e Kers de recuperação de energia elétrica pela energia cinética obtida no uso dos freios.

 

Sem o pedal de embreagem e com transmissão de quatro marchas, o sistema permite ao motorista conduzir o veículo utilizando apenas o acelerador. Nas frequentes reduções de velocidade para a coleta de resíduos, o freio motor provocado nas desacelerações contribui para o acúmulo de energia do conjunto de baterias, ampliando a autonomia do veículo. De acordo com a Corpus o uso do one pedal drive pode ser feito em 90% do percurso.

 

“O eT8a é o caminhão de lixo mais silencioso e confortável do mercado, garantindo o bem-estar e a satisfação da população”, explica Carlos Roma, diretor de vendas da BYD do Brasil. “Diferente dos caminhões movidos a diesel, sua transmissão está diretamente ligada ao motor, sem embreagem. Para facilitar as partidas nas mais íngremes rampas, possui torque máximo de 1.500 Nm a partir de zero rpm, o maior da categoria, uma revolução em relação aos convencionais, que possuem menos torque e somente a rotações bem mais elevadas”,

 

De acordo com a Corpus, com os novos caminhões a empesa deixará de emitir cerca de 14 toneladas de CO2/mês por veículo. “Passamos a gerar maior conforto aos colaboradores e à comunidade, pela melhor dirigibilidade, segurança e baixo nível de ruídos. O desempenho é bem superior em todas as condições de operação, chegando a ser sete vezes mais eficiente”, enfatiza Fioravante. (AutoIndústria)