Uber investirá R$ 250 milhões em centro no País

O Estado de S. Paulo

 

O aplicativo de transporte Uber pretende abrir um centro de desenvolvimento tecnológico de R$ 250 milhões no Brasil, em uma tentativa de encontrar formas de garantir segurança no pagamento em dinheiro aos motoristas – modelo considerado indispensável para a expansão na América Latina. O espaço será o primeiro do tipo feito pela empresa na região e deve ser inaugurado ainda este ano.

 

O diretor de produtos de segurança do Uber, Sachin Kansal, disse que o centro ficará em São Paulo – cidade com maior número de viagens do Uber no mundo – e contará com cerca de 150 especialistas em diversas áreas de tecnologia.

 

Hoje, o Brasil é o segundo maior mercado do Uber, atrás apenas dos EUA. Para se ter uma ideia, o País teve 1 bilhão de corridas nos últimos quatro anos e é um dos poucos mercados que geram lucro para a empresa. Mas a necessidade de aceitar dinheiro para o pagamento de corridas trouxe desafios de segurança – uma vez que a menor exigência de dados dos passageiros deixam os motoristas mais expostos a assaltos.

 

Kansal disse saber do problema, mas que aceitar pagamento em dinheiro é fundamental no Brasil. “Algumas pessoas não tem acesso a cartões de crédito. E elas precisam de transporte conveniente e confiável.”

 

Desde o ano passado, a empresa está testando novas ferramentas para ajudar a confirmar a identidade de passageiros, quando estes optam pela opção de pagamento em dinheiro.

 

O presidente da empresa, Dara Khosrowshahi, disse que a segurança é a principal prioridade do Uber. O desafio é grande: enquanto em mercados desenvolvidos, como os EUA, o foco é com os usuários, nos emergentes as atenções se voltam também aos motoristas. (O Estado de S. Paulo)