Lançamento de novo Mustang é aposta no Brasil

DCI

 

Após uma série de boatos neste ano de que a Ford deixaria o Brasil em meio aos desinvestimentos globais, executivos da montadora garantiram na última sexta-feira (17), durante o lançamento da sexta geração do Mustang, que o Brasil continua a ser um mercado estratégico para a companhia.

 

Segundo o diretor de marketing da Ford, Maurício Greco, a empresa vai seguir operando no Brasil de olho no potencial de consumo por aqui. “O Brasil é o sexto maior mercado global da Ford. Fizemos cem anos da marca no ano passado e não queremos abandonar um país tão importante na nossa estratégia”, afirma. O diretor conta também que a montadora espera se destacar em vendas no Salão do Automóvel de São Paulo em novembro.

 

Falando especificamente do lançamento da sexta, o novo Mustang, Greco, diz que o momento de crise no País não é motivo para jogar de lado todo o planejamento realizado com o objetivo de adaptar a sexta geração do esportivo mais vendido do mundo para o mercado brasileiro. “O ciclo de produção leva muito tempo. É um lançamento planejado anos atrás e a situação não é tão ruim que nos obrigue a perder todo o investimento”, afirma o diretor da Ford.

 

Ele explica ainda que o Mustang é um carro de nicho, voltado a altos executivos e pessoas com maior poder aquisitivo que querem ter um automóvel com muita potência e renome internacional. Este perfil, na sua opinião, tem uma propensão menor a reduzir o consumo em momentos de retração econômica.

 

Greco não quis dar as projeções de quanto os novos modelos do Mustang irão vender no Brasil. O executivo, garantiu, contudo, que as vendas estão dentro do esperado. Foram 220 unidades adquiridas por brasileiros no período de pré-venda do carro.

 

O novo Mustang tem um motor V8 5.0 de 466 cavalos, com transmissão automática de 10 velocidades. A velocidade máxima atingida pelo veículo é de 250 quilômetros por hora e o carro acelera de 0 a 100 km/h em 4,3 segundos. A frenagem é de 100 a 0 km/h em 37,7 metros.

 

No interior, destaque para o acabamento em couro, os oito air bags e o painel digital com comandos de voz em português, conexão Bluetooth e conectividade com Apple Car Play e Android Auto.

 

O veículo entra no mercado com preço de R$ 299,9 mil.

 

Marca histórica

 

A fabricação dos novos modelos continua na planta de Flat Rock em Michigan, fábrica que produz todos os modelos de Mustang do mundo, e será destinado a 140 países.

 

O Mustang chegou no dia 8 de agosto aos 54 anos, atingindo a marca de 10 milhões de unidades vendidas no período.

 

Na comparação com seus concorrentes, em 2018, o esportivo da Ford vendeu 728 unidades, contra 157 do Porsche 718, 106 do Audi TT, 48 do Mercedes Benz SLC 300, 19 do Chevrolet Camaro e 11 do Jaguar F-Type. (DCI/Ricardo Bomfim)