Fábrica da GM em Gravataí (RS) é destaque internacional por eficiência energética

MTI Tecnologia

 

A unidade de Gravataí (RS) da General Motors Mercosul recebeu a Certificação Internacional Energy Star. Concedida pela Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (U.S Environmental Protection Agency), a certificação destaca mundialmente empresas que reduziram seu consumo energético em 10% num período de cinco anos e são referência na utilização de recursos naturais.

A unidade gaúcha foi destaque pela primeira vez em 2014, referente ao período 2009/2013 e agora conquistou novamente a certificação referente ao ciclo 2013/2017, atingindo 10,2% de redução; economia equivalente ao consumo de energia de cerca de 9.550 residências durante o período de um ano.

 

A meta foi atingida através de uma série de ações em diversas áreas e etapas da produção da unidade gaúcha, que incluíram desligamentos programados de energia elétrica, substituição dos queimadores da pintura de veículos, melhorias na iluminação interna e externa e de processos associados à implantação de projetos, entre outras iniciativas. Como resultado, a planta de Gravataí se mantém como referência global dentro da companhia em relação à sustentabilidade e preservação do meio ambiente.

 

Com foco na sustentabilidade, a fábrica de Gravataí segue os parâmetros e padrões de qualidade em conformidade com a legislação ambiental. Além de manter uma área de preservação de 50,3 hectares anexa ao complexo, a fábrica tornou-se a primeira da companhia no país a reciclar 100% dos resíduos industriais gerados a partir do seu processo produtivo, por meio da implementação do Programa Zero Aterro (LandfillFree)

Para o Diretor-Geral do Complexo Industrial Automotivo de Gravataí (CIAG), Luis Mesa, “o reconhecimento é resultado de um trabalho de equipe, que busca a excelência na produção, com alta performance, economia e ações sustentáveis”.

 

O Complexo conta com uma Comissão Interna de Conservação de Energia (CICE), formada por representantes de diversas áreas, que se reúnem periodicamente para discutir práticas e apontar novas soluções para a economia das chamadas utilidades (energia elétrica, gás natural, água e ar comprimido). Em cada um dos pontos da produção (estamparia, funilaria, pintura e montagem) há um centro de informações que segue um plano de negócio dividido em seis partes: segurança, desenvolvimento das pessoas, qualidade, capacidade de resposta, custo e meio ambiente. Esses conceitos são aplicados à produção e buscam aprimorar ainda mais a redução do consumo de energia com novos métodos e técnicas. Mundialmente, a GM está trabalhando com o comprometimento de reduzir o consumo de energia e as emissões de carbono em 20%, até 2020. (MTI Tecnologia)