Atividade econômica recua 0,99% no segundo trimestre

Agência Brasil

 

A economia brasileira recuou no segundo trimestre, comparada com os primeiros três meses do ano. Na quarta-feira, 15, foi divulgado o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) dessazonalizado, com queda de 0,99%, motivada pela greve dos caminhoneiros do fim de maio e começo de junho, segundo informações da Agência Brasil.

 

A greve gerou uma crise de desabastecimento no país. Estimativas do ministro da Fazenda, Eduardo Guardia, divulgadas em junho, eram de que o impacto na economia foi de R$ 15 bilhões, equivalente a 0,2% do PIB

 

No primeiro trimestre, de acordo com dados atualizados pelo BC, houve crescimento de 0,2%, na comparação com o período de outubro a dezembro de 2017.

 

De janeiro a junho deste ano, houve crescimento de 0,89% (sem ajustes), na comparação com o primeiro semestre de 2017. Em 12 meses, a expansão chegou a 1,3%.

 

Em junho, o IBC-Br registrou crescimento de 3,29% na comparação com maio (dado dessazonalizado). Na comparação com o mesmo mês de 2017, o crescimento ficou em 1,82%. (Agência Brasil)