Marca importante

O Dia

 

A Ford comemorou, na última quinta-feira, a produção de dez milhões de Mustangs. O modelo é o esportivo mais vendido do mundo há três anos consecutivos e lidera o mercado norte-americano desde 1968. No Brasil, o “muscle car” já somou 700 unidades vendidas em apenas seis meses de lançamento, que representam nada menos que 96% da categoria.

 

Para simbolizar o marco, a montadora escolheu a versão GT conversível branco Wimbledon, com motor V8 de 466 cv, câmbio manual de seis velocidades e tecnologias avançadas de assistência ao motorista, produzido na fábrica da Ford em Flat Rock, no estado do Michigan (EUA). O primeiro Mustang de série (VIN 001) produzido em 1964 era da mesma cor e modelo, com motor V8 de 166 cavalos e câmbio manual de três marchas.

 

“O Mustang é o coração e a alma desta empresa e um dos carros preferidos em todo o mundo”, disse Jim Farley, presidente de mercados globais da Ford. “Quando vejo um Mustang passar na rua em Detroit, Londres ou Pequim, sinto a mesma emoção de quando comprei meu primeiro carro – um Mustang cupê 1966 que dirigi por todos os Estados Unidos quando era adolescente. É um carro que faz todo o mundo sorrir em qualquer idioma”, conclui o executivo.

 

Como parte da comemoração, mais de 60 proprietários de Mustangs de várias gerações ajudaram faz parte dessa marca histórica com os seus carros na fábrica de Flat Rock, nos EUA. Além da manobra, o evento contou ainda com sobrevoo de três caças P-51 Mustang.

 

Durante seus 54 anos de história, o Mustang foi produzido também em San Jose, Califórnia, em Metuchen, Nova Jersey, e na fábrica original em Dearborn, Michigan. (O Dia)