Cummins Brasil cresce 60% em volume de motores produzidos no primeiro semestre

Blog do Caminhoneiro

 

A Cummins Brasil está alinhada com a retomada dos mercados em que atua e registra aumento de 60% na produção de motores, com um total de 22 mil unidades produzidas no primeiro semestre de 2018. O segmento automotivo representou avanço de 59% no mesmo período e o crescimento foi positivo também no segmento de ônibus (+75%), construção (+58%), geradores (+39%), entre outros.

 

Com participação significativa no mercado automotivo nacional, a Cummins Brasil equipa atualmente 57% dos caminhões Light Duty, 67% do segmento de médio porte (Mid Range) e 11% dos pesados (Heavy Duty). No acumulado de 2018, a projeção da companhia é elevar a produção de motores entre 40% e 45%, levando em consideração um segundo semestre mais aquecido economicamente.

 

“A Cummins Brasil segue fortalecida. Fizemos reestruturações responsáveis e conseguimos atender à demanda incorporando mão de obra na medida em que os volumes cresceram. Apesar de um cenário de incertezas – grau de conança, eleições, variação cambial etc. -, continuamos moderadamente otimistas, com plena consciência de que já superamos o pior momento”, comenta Luís Pasquotto, vicepresidente da Cummins Inc., presidente da Cummins Brasil e responsável pela Unidade de Negócios de Motores da Cummins na América Latina.

 

Produtos

 

Um dos grandes destaques do segmento automotivo em 2018 foi a nova aplicação Cummins no Ford Cargo Power, dotado de motorização ISB 6.7 com maior potência e economia. Para atingir os 310 hp de potência e torque de 1.100 Nm, a engenharia da Cummins desenvolveu soluções a partir do turbo Holset, desenvolvido pela Cummins Turbo Technologies, que teve sua vazão de ar e torque máximo revisados. Outra melhoria foi a otimização da combustão do motor.

 

 

Na linha VW, os caminhões Delivery – equipados com motores ISF 2.8 e 3.8, turbos, litros e sistema de pós-tratamento Cummins – continuam se destacando no mercado brasileiro e internacional, onde as exportações apresentam crescimento. Com as soluções Cummins, o modelo oferece desempenho superior e economia de combustível.

 

No Brasil e na Argentina, a Cummins também equipa 100% dos ônibus e caminhões Euro5 fabricados pela Agrale.

 

Resultados mundiais e investimentos

 

A Cummins Inc., por sua vez, registrou recorde de faturamento no segundo trimestre de 2018 (US$ 6,1 bilhões e aumento de 21% em relação ao mesmo período de 2017) e avança a passos largos após assumir um novo posicionamento em suas operações globais. Presente em 197 países, a companhia segue fortalecida para atender seus clientes com a tecnologia certa, no momento certo, de acordo com a visão da empresa: inovar para impulsionar o sucesso de seus clientes.

 

Como parte da estratégia, a companhia tem realizado investimentos significativos em eletrificação e sistemas digitais; criou uma nova Unidade de Negócios, a Electried Power (EPBU), e realizou a compra de três empresas do segmento, sendo duas fabricantes de baterias, a Brammo e a Johnson Matthey, de baixa e alta potência, respectivamente, além da mais recente, baseada no Vale do Silício, na Califórnia, a Ecient Drivetrains, Inc. (EDI), especializada na integração de trem de força.

 

“A Cummins Inc. divulgou recentemente um investimento U$ 500 milhões em eletrificação previsto para os próximos três anos. Somos uma empresa que há 100 anos é líder em soluções de powertrain e integração veicular com conhecimento profundo das necessidades de nossos clientes. A inteligência nos negócios de motores nos favorece para desenvolver a eletrificação e a nossa missão é a de ser líder também neste segmento, provendo hardware, softwares e inteligência como ninguém”, arma Pasquotto.

 

A Cummins vai oferecer uma gama de soluções em powertrain seja em diesel, biocombustíveis, gás natural ou biogás, híbridos ou elétricos, incluindo o lançamento de novas soluções Euro6 para mercados emergentes. “Ao mesmo tempo em que desenvolvemos novas tecnologias, nosso DNA é de inovação e vamos seguir investindo no aperfeiçoamento dos motores a combustão para que sejam ainda mais limpos e eficientes. Nosso objetivo é oferecer a solução mais adequada e sustentável com foco no sucesso de cada cliente independente de seu negócio, sua região e disponibilidade de energia”, comenta Pasquotto.

 

Alinhada às estratégias globais, a Cummins Brasil investiu R$ 400 milhões desde 2015 em engenharia, produtividade, ergonomia, melhorias e desenvolvimento de produto. A fábrica de Guarulhos (SP) foi modernizada com novas salas de testes para ganhos de produtividade, segurança e qualidade.

 

A Cummins entregou a tecnologia Euro VI para o mercado europeu em 2014 e, desde então vem modernizando e aperfeiçoando uma nova plataforma de motores para inserir nos mercados emergentes. Para isso, alocou um time da engenharia brasileira integrada com o desenvolvimento global com o objetivo de modernizar e aperfeiçoar os motores Euro6, tornando-os mais acessíveis, eficientes e confiáveis.

 

A previsão para a entrega do Euro VI no México e China é em 2021, sendo que no mercado brasileiro as discussões do Rota 2030 sinalizaram como sendo em 2023. (Blog do Caminhoneiro)