Hatch e sedã da Volkswagen têm versão automática e novo motor

O Dia

 

Demorou. Mas a Volkswagen se rendeu a nova era e vai oferecer versões com câmbio automático de seis velocidades para o Gol. Foram quase 40 anos de pisadas no pedal da embreagem até que a montadora alemã fizesse o anúncio da linha 2019 com a novidade. Além do Gol, o Voyage também ganhou a opção de trocas sem o pedal da embreagem.

 

Embora seja novidade para os dois modelos de entrada da marca, a transmissão já é utilizada nos irmãos mais caros: Polo, Virtus e Golf. Em ambos (Gol e Voyage), o câmbio de seis marchas fica acoplado ao motor 1.6 MSI de 16 válvulas, que gera 120 cavalos de potência e 16,8 quilos de torque. O propulsor é mais uma novidade na linha 2019.

 

A motorização também pode ficar a cargo dos propulsores 1.0 (84 cv) e 1.6 (104 cv). Mas estes só podem ser adquiridos com a transmissão manual de cinco velocidades. Agora, a dupla passa a ser a opção mais barata da marca com câmbio automático.

 

Esportividade

 

A transmissão automática oferece opção de trocas manuais sequenciais. Chamada de Tiptronic, a função possibilita que as mudanças de marcha sejam feitas por meio da alavanca de câmbio ou por aletas posicionadas atrás do volante. Há, ainda, o modo de acionamento esportivo (posição ‘S’), que altera os momentos das trocas de marchas para rotações mais elevadas, garantindo acelerações mais rápidas e proporcionando um comportamento mais dinâmico da dupla.

 

Equipamentos

 

Produzidos em Taubaté, no interior de São Paulo, a dupla sai da fábrica com arcondicionado, direção hidráulica, banco do motorista com ajuste de altura, suporte para celular com entrada USB, trava e vidros dianteiros elétricos.

 

O visual é o mesmo antecipado pela marca em junho deste ano. E também está presente na versão aventureira Track desde o ano passado. Assim como na configuração precursora, a nova linha conta com máscara negra nos faróis e rodas de aro 15 polegadas.

 

Para garantir a segurança, a montadora oferece freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD), encosto de cabeça para todos na fileira traseira e o básico airbag duplo. Apesar de ficar devendo os controles eletrônicos de estabilidade e tração, o modelo surpreende ao ter sistema Sinal de Frenagem de Emergência (ESS), presente em modelos de alto valor. (O Dia)