Dana anuncia aquisição do Drive Systems da Oerlikon Group

Aquisição agrega produtos complementares, tecnologias-chave de eletrificação para cada um dos mercados finais da Dana

 

A Dana anunciou hoje que assinou um acordo definitivo para comprar o segmento de Drive Systems do Grupo Oerlikon, um fabricante global de engrenagens de alta precisão; cubo planetários de roas para veículos, e produtos, controles e softwares que suportam a eletrificação de veículos em todo o setor de mobilidade. Sob os termos do contrato, a Dana adquirirá os negócios da Oerlikon Drive Systems por CHF 600 milhões (aproximadamente US$ 600 milhões).

 

Sujeito às aprovações regulatórias costumeiras, a aquisição deverá ser concluída no final de 2018 ou no primeiro trimestre de 2019. Consistente com a estratégia empresarial da Dana, a aquisição da Oerlikon Drive Systems oferece inúmeras oportunidades para impulsionar o crescimento lucrativo. Entre eles, a transação complementa e amplia o atual portfólio de tecnologia da Dana, especialmente no que diz respeito a engrenagens helicoidais de alta precisão para os mercados de veículos leves e comerciais e cubos planetários para veículos do mercado de veículos fora-de-estrada; fornece produtos, controles e softwares que suportam a eletrificação de veículos em cada um dos mercados finais da Dana – veículo leve, veículo comercial e fora-de-estrada; otimiza a presença global de manufatura da Dana para estar mais perto dos clientes em mercados-chave de crescimento, como China e Índia, bem como nos Estados Unidos; e adiciona cinco instalações de pesquisa e desenvolvimento à extensa rede de centros de tecnologia da Dana.

 

“A Oerlikon Drive Systems é uma empresa de elevada tecnologia que fornece inovação excepcional em produtos e satisfação do cliente por quase um século”, disse Jim Kamsickas, presidente e diretor executivo da Dana. “Com grande sinergia, esse investimento proporcionará valor significativo de longo prazo acelerando nosso compromisso com a eletrificação de veículos e fortalecendo o portfólio de tecnologia para cada um de nossos mercados finais enquanto expandimos e equilibramos a presença de nossos negócios fora-de-estrada em importantes áreas geográficas mercados”.

 

Fundada em 1919, a Oerlikon Drive Systems gerou receita de CHF 730 milhões (aproximadamente US $ 730 milhões) em 2017. A empresa emprega aproximadamente 5.900 pessoas e opera 10 instalações de fabricação e engenharia na China, Índia, Reino Unido e Estados Unidos, com duas instalações adicionais em construção na China. O negócio atua como uma lista global de fabricantes de equipamentos originais. Entre os clientes selecionados estão a AGCO, a Ashok Leyland, a Aston Martin, a BMW, a Caterpillar, a CNH, a Daimler, a John Deere, a Ferrari, a Fiat Chrysler Automobiles, a MAN, a McLaren, a Oshkosh, a SANY, a Scania, a Terex, a Volkswagen e a Volvo.

 

A Oerlikon Drive Systems é composta por duas marcas globais, a Oerlikon Graziano e a Oerlikon Fairfield, que oferecem expertise em engenharia e fabricação no desenvolvimento de soluções orientadas por engrenagens para veículos móveis e equipamentos industriais. Seus produtos de alta tecnologia podem ser encontrados em uma ampla gama de aplicações para operar máquinas e equipamentos usados em agricultura, construção, energia, mineração, transporte e carros esportivos de alto desempenho.

 

“Essa implantação estratégica de capital para o crescimento inorgânico fortalece nosso portfólio de produtos, aumentará imediatamente os lucros após o fechamento, criará valor incremental para os acionistas e preservará nosso sólido balanço patrimonial”, disse Jonathan Collins, vice-presidente executivo e diretor financeiro.

 

Kamsickas acrescentou: “A tecnologia da Oerlikon permitirá à Dana expandir nossas ofertas de produtos para clientes no segmento fora de estrada, ao mesmo tempo em que complementa nosso crescente portfólio de ofertas de produtos eletrificados para todos os mercados finais. Atende a muitos de nossos clientes atuais enquanto nos conecta com novos clientes, especialmente na Índia e na China. “Essa transação complementa a estratégia da Dana de acelerar a hibridização e eletrificação e segue de perto a aquisição da TM4 pela empresa, que estabeleceu a Dana como a única fornecedora com capacidade total de projeto, engenharia e fabricação de propulsão – oferecendo soluções de propulsão eletromecânica para cada uma de suas finalidades mercados. A Goldman Sachs & Co. LLC atuou como consultora financeira da Dana para essa transação. O Citi forneceu financiamento autorizado à Dana para a transação. A Maven Global forneceu serviços de consultoria adicionais.

 

Sobre o Grupo Oerlikon

 

A Oerlikon projeta materiais, equipamentos e superfícies e fornece serviços especializados para permitir que os clientes tenham produtos e sistemas de alto desempenho com vida útil estendida. Com base em suas principais competências tecnológicas e forte base financeira, o grupo está sustentando o crescimento de médio prazo, executando três direcionadores estratégicos: abordando mercados atraentes em crescimento, assegurando crescimento estrutural e expandindo através de fusões e aquisições direcionadas.

 

A Oerlikon, líder global em tecnologia e engenharia, opera seus negócios em três segmentos – Surface Solutions, Manmade Fibres e Drive Systems – e tem uma presença global de cerca de 15.000 funcionários em 186 localidades em 37 países. Em 2017, a Oerlikon gerou CHF 2,8 bilhões em vendas e investiu CHF 107 milhões em P & D.

 

Sobre a Dana

 

A Dana é líder mundial em soluções altamente projetadas para melhorar a eficiência, o desempenho e a sustentabilidade de veículos e maquinário motorizados. A Dana suporta os mercados de veículos de passageiros, caminhões comerciais e fora-de-estrada, bem como aplicações de equipamentos industriais e estacionários. Fundada em 1904, a Dana emprega mais de 30.000 pessoas em 33 países em seis continentes, comprometidos em fornecer valor de longo prazo aos clientes. Com sede em Maumee, Ohio, EUA, a empresa registrou vendas de US $ 7,2 bilhões em 2017. A Dana está classificada entre as 250 empresas mais efetivamente gerenciadas na lista do Drucker Institute. Para mais informações, visite dana.com.

 

Na América do Sul, tem operações na Argentina, Brasil, Colômbia e Equador que empregam cerca de 5.000 pessoas. Presente há mais de 70 anos no Brasil, tem operações em Gravataí (RS), Campinas, Jundiaí, Limeira e Sorocaba (SP). O endereço da Dana na internet é dana.com.br.