LogWeb
A cidade de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, passa a contar com uma loja exclusiva para a comercialização de produtos e serviços das linhas Sprinter e Vito de veículos comerciais leves Mercedes-Benz. O concessionário Minasmáquinas, parceiro da marca há mais de 50 anos, inaugurou sua unidade Van Center na avenida Raja Gabaglia, 3.100, bairro Estoril, na tradicional região Centro-Sul da capital mineira. Este local é fortemente caracterizado pelo comércio de veículos comerciais leves, carros e automóveis de luxo, o que atrai um universo diversificado de consumidores.
“A Minasmáquinas já oferecia o atendimento especializado Van Center em sua matriz em Contagem, onde também comercializa caminhões e ônibus da nossa marca. Agora, o Grupo inaugura uma loja exclusiva para veículos comerciais leves numa área nobre no coração de Belo Horizonte”, diz Jefferson Ferrarez, diretor de Vendas e Marketing Vans da Mercedes-Benz do Brasil. “Esta é a terceira loja exclusiva do Van Center no Brasil, o que representa um passo marcante em vendas e prestação de serviços aos clientes locais, fortalecendo nossa presença em Minas Gerais, mercado muito importante para a Sprinter e o Vito e com potencial de crescimento”.
Minas Gerais foi o terceiro no ranking nacional de vendas da Sprinter no primeiro semestre deste ano, com 316 unidades emplacadas. Com esse volume de vendas, a Sprinter lidera o segmento de Large Vans (3.500 a 5.000 kg de PBT) no Estado, com 34% de participação de mercado.
“A categoria de van de passageiros é a que mais puxa as vendas no Estado, com 188 unidades emplacadas, o que dá à marca a liderança com mais de 66% de market share”, informa Jefferson Ferrarez. “Os principais clientes da Sprinter são: transporte escolar, turismo, fretamento e locação”.
Quase a metade das vendas totais da Sprinter em Minas Gerais estão concentradas na Região Metropolitana de Belo Horizonte, o que garante à marca 32,5% de market share e 164 unidades emplacadas. Com esse resultado, a Mercedes-Benz ocupa a segunda posição em vendas, com apenas um ponto percentual em relação ao primeiro colocado. No segmento de vans de passageiros, a marca vendeu 112 veículos no primeiro semestre na região metropolitana, o que resulta em liderança da categoria com mais de 68% de market share.
Minasmáquinas investe em estrutura e atendimento ao cliente
A inauguração do Van Center Minasmáquinas em Belo Horizonte faz parte de um programa de investimento da empresa voltado à reestruturação interna com foco em inovação em processos e melhoria de infraestrutura para os clientes e colaboradores.
“Desde 2017, temos realizado diversos investimentos em melhoria na infraestrutura de atendimento a clientes em todos os concessionários do Grupo, que passam a contar com a nova identidade corporativa da Mercedes-Benz. Começamos nosso processo de expansão com a abertura deste Van Center, que foi motivada pelo aumento na demanda de comerciais leves no Estado e pelo pioneirismo em disponibilizar um espaço dedicado à comercialização desses veículos, buscando atender os clientes numa região de grande representatividade para o setor automotivo em Belo Horizonte”, afirma Bruno Volpini, diretor Financeiro e de Relação com Investidores do Grupo. “Estamos expandindo assim a atuação da Minasmáquinas, que também conta com concessionários nas cidades de Divinópolis e Juiz de Fora e em 2019 contará com mais uma unidade em local estratégico a ser informado em breve. O objetivo é consolidar, ainda mais, o Grupo Minasmáquinas como referência em veículos comerciais Mercedes-Benz em Minas Gerais, tanto em produtos, quanto em serviços”.
O Van Center da Minasmáquinas tem o padrão “New 3-D Brand – Black”, de acordo com a identidade visual corporativa da Rede Mercedes-Benz. Com 750 m² de showroom para vans, furgões e chassis com cabina, 600 m² de área de pós-venda, acessórios e serviço expresso, além de 500 m² de área administrativa, sua localização na região Centro-Sul facilita muito o acesso aos clientes. Oito profissionais compõem a equipe da loja, que conta com suporte da matriz em Contagem para estoque de peças e serviços de maior complexidade, além da estrutura administrativa completa do Grupo.
“Apesar dos desafios econômicos do País nos últimos anos, a Minasmáquinas acredita no potencial do segmento de veículos comerciais leves e da nossa região”, ressalta o diretor comercial Ronaldo de Oliveira. “Estamos cada vez mais preparados para o aumento de vendas e os novos clientes, especialmente aqueles interessados em Sprinter e Vito para uso pessoal, que frequentam bastante o Centro-Sul da cidade, região onde buscamos aumento de market share”, reforça o diretor.
Van Center conta com estrutura exclusiva e equipe dedicada
O conceito de Van Center Mercedes-Benz baseia-se em uma estrutura totalmente concebida para os veículos comerciais leves, seja uma loja exclusiva em um local próprio ou uma ambientação específica e independente nas próprias instalações dos concessionários.
Esses locais dispõem de uma equipe de vendas totalmente dedicada a esses produtos, com gerentes, vendedores e assistentes de vendas. No showroom, há espaço para exposição de modelos de fábrica, bem como para unidades implementadas por empresas parceiras. Isso permite que o cliente conheça in loco soluções agregadas aos veículos Mercedes-Benz.
O atendimento pós-venda também é destaque no Van Center, que oferece o serviço básico de manutenção, como verificação e troca de óleo, filtros e outros itens. O objetivo é facilitar o dia a dia do cliente, agilizar a prestação de serviço e, principalmente, liberar o veículo rapidamente para rodar, assegurando a produtividade nas atividades de transporte.
Em casos de manutenções ou eventuais reparos maiores, o serviço é direcionado para a oficina do concessionário, que já dispõe de estrutura adequada e de amplo estoque de peças para garantir o rápido atendimento, com a qualidade da marca.
O Van Center é uma loja exclusiva para comercialização de veículos comerciais leves Mercedes-Benz das linhas Sprinter (segmento de Large Vans, de 3.500 a 5.000 kg de PBT) e Vito (segmento de Vans Médias, com 3.050 kg de PBT). Os clientes encontram mais de 60 configurações de modelos, entre furgões e chassis para transporte de carga, distribuição de produtos e prestação de serviços, como também de vans de passageiros para transporte escolar, executivo, turismo, fretamento e uso particular.
Com a Sprinter e o Vito, além de oferecer aos clientes um completo portfólio de veículos do segmento, a marca se destaca pela mais abrangente oferta de produtos e serviços de pré e de pós-venda. Entre eles incluem-se: atrativas ofertas do Consórcio e do Banco Mercedes-Benz, assistência técnica 24 horas, três linhas de peças de reposição e ampla Rede de Concessionários.
Mercedes-Benz oferece atendimento customizado aos clientes
A Mercedes-Benz e seus concessionários oferecem um atendimento customizado aos clientes de veículos comerciais leves, focado em um público-alvo cada vez mais exigente e profissional. Nesse sentido, a Rede conta hoje com o Van Center (atualmente são sete pontos de atendimento: três no Rio de Janeiro, dois em Belo Horizonte, um em São Paulo e um em Curitiba) e Centros Especializados, além da comercialização dessas linhas de produtos em todos os concessionários de veículos comerciais no País. (LogWeb)