BYD constrói a maior fábrica de baterias do mundo em província chinesa

O Brasil Sobre Rodas

 

A BYD, empresa pioneira em soluções de energia limpa, abriu na última quinta-feira (28) uma fábrica de baterias de 24GWh na província de Qinghai, China Ocidental, enquanto se prepara para aumentar a capacidade de produção total para 60GWh até 2020.

 

A fábrica tecnologicamente avançada, cujo o tamanho é equivalente a 140 campos de futebol, será a maior do mundo quando sua construção for concluída em 2019. Essa é a terceira fábrica de baterias da BYD na China, sendo as outras em Shenzhen e Huizhou.

 

“A eletrificação é um fato consumado, tendo em vista que diversos países já anunciaram um prazo final para a comercialização de carros com motor a combustão interna. Os veículos elétricos estão à beira de um novo boom”, disse o presidente da BYD, Wang Chuanfu.

 

A nova fábrica da BYD em Qinghai é tecnologicamente avançada, empregando o uso de um sistema de fabricação de primeira linha, logística inteligente, veículos autônomos e integração de informações de excelência.

 

“Todas as nossas baterias vêm com um código de identificação único”, disse He Long, CEO do setor de baterias da BYD. “Podemos solucionar qualquer problema apenas escaneando o código QR da bateria, uma vez que isso nos fornece as especificações técnicas da bateria e as informações de fabricação necessárias”.

 

Baterias BYD com códigos QR

 

Com mais de 23 anos de inovação contínua, a empresa oferece grande variedade de produtos de bateria, tais como pilhas, baterias de consumo 3C, células solares e armazenadores de energia, e possui um ecossistema completo de baterias. Além das aplicações em veículos de novas energias e no transporte ferroviário, os produtos de baterias da BYD são amplamente utilizados em usinas de energia solar, usinas de armazenamento de energia e muitas outras novas soluções energéticas.

 

A BYD está presente em mais de 200 cidades em 50 países e foi líder de vendas global de veículos elétricos entre 2015 e 2017.

 

A BYD

 

Gigante global especializada em energia limpa, a BYD foi fundada em 1995 e rapidamente se tornou a maior fabricante mundial de baterias recarregáveis, sistemas de armazenamento de energia, ônibus e caminhões 100% elétricos. Desde 2015, a BYD também vem surpreendendo o mundo como a maior fabricante de automóveis elétricos e híbridos plug-in do mundo (2015, 2016 e 2017).

 

A empresa está presente em cinco continentes, mais de 50 países e em cerca de 200 cidades e têm entre seus sócios o americano Warren Buffet. Com mais de 220 mil funcionários distribuídos em 40 fábricas ao redor do globo (sendo 20 mil engenheiros pesquisadores), a chinesa BYD é, ainda, a segunda maior fornecedora de componentes para celulares, tablets e laptops no mundo para outras marcas globais, e considerada uma das 15 empresas que estão mudando o mundo para melhor, “Change The World”, da Revista Fortune.

 

Em 2016, a BYD ganhou o prêmio Zero Emission Eco system da ONU, na categoria grandes corporações. Em 2016, a empilhadeira elétrica da BYD ganhou o prêmio IFOY de melhor empilhadeira elétrica do mundo. A primeira vez que uma marca não europeia ganha o principal prêmio do setor de logística na Europa.

 

No Brasil, a BYD abriu sua primeira fábrica em 2015 para produção de ônibus elétricos e comercialização de veículos e empilhadeiras em Campinas, interior de São Paulo. Em abril de 2017, neste mesmo local, inaugurou sua planta de produção de módulos fotovoltaicos. A BYD Brasil já emprega cerca de 460 funcionários nas cidades de Campinas e São Paulo. (O Brasil Sobre Rodas)