Venda de carros elétricos e híbridos no brasil cresce 65% nos cinco primeiros meses deste ano

O Dia

 

Veículos elétricos e híbridos estão em alta no país. Uma pesquisa recente da Agência Internacional de Energia mostra um cenário atual positivo e um futuro animador para essa tecnologia. De acordo com os dados, o número de modelos sem motores a combustão deve subir para mais de 13 milhões até o fim da década. Hoje, a frota é de 1,1 milhão. Em 2030, as vendas devem alcançar um crescimento anual de 24%.

 

Essa impulsão só foi possível, em parte, graças à China, que registrou em 2017 um aumento de 72% nas vendas em comparação ao ano anterior. Seja por consciência ambiental ou por uma questão de saúde, o país asiático está mundialmente à frente em relação aos veículos elétricos, seguido por Estados Unidos, Noruega e outros países europeus. Os dados só mostram que os elétricos vieram para ficar.

 

O Brasil ainda está dando seus primeiros passos, mas registrou números até animadores em um cenário de crise econômica. Segundo dados da Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE), os cinco primeiros meses de 2018 já superaram o total de vendas de ‘veículos verdes’ registrado em todo o ano de 2016 (1.090). Até o mês de maio, já foram para as ruas 1.562 modelos. O ritmo é 65%. (O Dia/Lucas Cardoso)