Tesla reduz negócio de energia solar

O Estado de S. Paulo

 

A Tesla deu sinais de que está intensificando seu processo de reestruturação, iniciado em maio deste ano. Segundo a agência de notícias Reuters, a montadora fechará cerca de dez instalações solares compradas há dois anos. A empresa deve ainda encerrar a pareceria com a rede de varejo Home Depot, que compra a maior parte dos seus produtos de energia solar.

 

Desde 2016, quando o presidente da Tesla comprou a companhia SolarCity por US$ 2,6 bilhões, a empresa vende baterias e tetos solares para residências, em uma estratégia de estimular o uso de energias renováveis para além de carros elétricos.

 

A Tesla se recusou a comentar quais serão especificamente as instalações que serão fechadas e quantos funcionários serão demitidos. Segundo fontes, os centros afetados localizamse em Califórnia, Maryland, Nova Jersey, Texas, Nova York, New Hampshire, Connecticut, Arizona e Delaware.

 

O processo acontece em um momento em que a empresa enfrenta grande pressão para mostrar que pode produzir veículos em larga escala e que pode dar lucro. A companhia cortou 9% de seu quadro de funcionários, mas garantiu que vai manter a produção de seu modelo sedã, o Model 3, visto como indispensável para a Tesla a médio prazo. (O Estado de S. Paulo)