Volvo demonstra na Suécia o seu ônibus autônomo

Frota e Cia

 

No último final de semana, a Volvo fez uma demonstração de seu ônibus autônomo em Gotemburgo, na Suécia, durante a parada da regata Volvo Ocean Race. Nos próximos dois anos, o ônibus será usado em projetos de pesquisa automotiva no país-sede da companhia.

 

Segundo a empresa, a tecnologia autônoma trará no futuro mobilidade mais segura e confortável, com manobras de embarque e desembarque precisas, mas sem abrir mão do motorista. O entorno do veículo é constantemente monitorado por sensores, que buscam proporcionar um deslocamento seguro e confortável, com a aceleração e a frenagem sem solavancos.

 

O veículo para sempre na mesma posição nos pontos de embarque, mantendo uma distância segura e acessível da plataforma. A Volvo diz que os dados serão armazenados para serem usados em manobras e, no futuro, para ajudar a evitar acidentes.

 

A base do veículo de demonstração é o ônibus elétrico Volvo, já disponível na Europa.

 

Testes

 

Serão dois os projetos de pesquisa automotiva que o ônibus autônomo da Volvo participará: o FFI, o Programa Estratégico em Pesquisa e Inovação, uma cooperação entre a indústria automotiva e o governo sueco; e o KRABAT, parte de um programa conjunto do governo sueco com o nome “A próxima geração de viagens e transportes”, financiado parcialmente por Vinnova, através do Drive Sweden.

 

No início deste ano, a Volvo Buses lançou um projeto conjunto para ônibus elétrico autônomo com a Nanyang Technological University (NTU), de Cingapura. Anteriormente o Grupo Volvo já havia demonstrado caminhões autônomos para operações de mineração, agricultura e coleta de lixo.

 

O ônibus autônomo Volvo está sendo apresentado dentro do ElectriCity, um projeto de pesquisa conjunto entre centros de pesquisa, indústria e a cidade de Gotemburgo. O objetivo é desenvolver novas soluções para a próxima geração de trânsito urbano sustentável.

 

Veja o vídeo do teste pelo site https://youtu.be/F3LrnFgFOYI (Frota e Cia)