Auto Esporte/Reuters
A chinesa Geely assumiu 14,9% das ações com direito a voto da fabricante de caminhões sueca AB Volvo, o que confirmou um acordo que estava pendente desde dezembro.
O acordo da Geely para comprar a participação da empresa de fundos ativistas Cevian Capital na fabricante sueca de caminhões e equipamentos de construção foi anunciado em 27 de dezembro de 2017.
Sob os termos do acordo, a Nomura International e a Barclays Capital Securities adquiriram pela primeira vez as ações da Cevian, com o compromisso de vendê-las para a Geely, quando as aprovações regulamentares necessárias fossem recebidas.
O diretor financeiro da Geely, Daniel Li, foi citado pela rádio sueca SR, em abril, dizendo que o aval de autoridades chinesas havia sido obtido.
A Geely anunciou em fevereiro que havia comprado uma participação de quase 10% na alemã Daimler, principal rival da AB Volvo.
As ações da empresa chinesa na AB Volvo serão mantidas pela Geely Sweden Industry Investment AB, de acordo com um comunicado.
A Geely já é dona da divisão de automóveis da Volvo e controla a Lotus. A operações de caminhões e veículos de passeio da Volvo foram separadas em 1999. (Auto Esporte/Reuters)