Mercado automotivo

Jornal Meiahora

 

No mercado de automóveis, o pior da crise já passou. É o que mostram os números da Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Entre janeiro e maio deste ano, houve aumento de 17,78% na venda de carros zero em relação ao mesmo período de 2017. Já a comercialização de seminovos subiu 2,89%. Os dados refletem a sensação dos comerciantes, que comemoram o retorno dos clientes às concessionárias e revendedoras de automóveis, ainda que de forma tímida.

 

“Em 2017, lutamos muito para manter as portas abertas. Fechamos dezembro com prejuízos. Mas, este ano, começamos a perceber uma melhora”, diz Daniel Faria, sócio da Prelude Veículos, em Madureira.

 

O principal fator para a retomada, apontam os profissionais do setor, é o aumento do crédito concedido pelas financiadoras aos clientes. “Houve inadimplência grande no mercado, e as instituições ficaram muito criteriosas para conceder financiamentos. Mas a confiança está voltando”, diz Faria.

 

Outro fator que tem contribuído para aquecer as vendas são as facilidades oferecidas pelas montadoras para atrair clientes. Gerente da Barrafor, concessionária da Ford em Campinho, Ralph Lemos conta que todos os carros da marca estão com taxa zero de juros no financiamento. A estratégia foi implantada no fim de 2017. “Isso está ajudando a aumentar o volume de comercializações”, comenta Lemos.

 

Nas revendedoras, a lógica é a mesma. Na Sky Veículos, que também fica em Campinho, é possível financiar um carro sem a necessidade de pagar um valor como entrada. A loja ainda instala o kit gás. “Muitos usam o carro para trabalhar. E ele já sai da loja pronto”, diz o gerente Alex Rezende. (Jornal Meiahora)