Iveco inicia entrega 900 ônibus escolares para Governo de Minas Gerais

Diário do Transporte

 

A CNH Industrial, detentora da marca Iveco Bus, anunciou nesta sexta-feira, 15 de junho de 2018, que começou a entregar as primeiras unidades de um lote total de 900 ônibus escolares comprados por meio de licitação pelo governo de Minas Gerais.

 

Os veículos vão atender alunos da rede pública em áreas urbanas e rurais, inclusive de difícil acesso e condições adversas de tráfego.

 

A entrega do primeiro lote ocorreu na cidade de Patos de Minas, no Triângulo Mineiro.

 

Entre os modelos de carrocerias sobre chassis 70C17 estão o CityClass, da Neobus;  WayClass, da Mascarello e SoulClass, da Caio. Já as unidades com chassi 150S21 receberam carroceria SeniorClass, da Marcopolo.

 

Todos os ônibus têm como item de acessibilidade para passageiros com deficiência, o Dispositivo de Poltrona Móvel- DPM.

 

O sistema consiste numa plataforma elevatória que permite posicionar a poltrona do lado de fora do ônibus. A pessoa com deficiência senta nesta poltrona que é elevada para o interior do veículo e viaja da mesma forma que todos os outros passageiros no ônibus.

 

A CNH Industrial e a Iveco Bus dizem que lançaram a tecnologia no Brasil em 2016 e que o SoulClass foi o primeiro micro-ônibus inclusivo do País.

 

Segundo a Iveco Bus, a venda para o governo mineiro foi uma das maiores negociações únicas de veículos com esta tecnologia de inclusão.

 

O diretor da empresa para a América Latina, Humberto Spinetti, disse por meio de nota divulgada pela assessoria de imprensa que a tecnologia permite acessibilidade e conforto para os passageiros, facilidade de uso para os motoristas e redução de custos para as empresas e poder público.

 

“O conceito do projeto é baseado em aspectos como acessibilidade para os passageiros com mobilidade reduzida e benefícios para o operador, solução obtida por meio do inovador Dispositivo de Poltrona Móvel”, afirma Humberto Spinetti, diretor da IVECO BUS para a América Latina.

 

“Nossos veículos contribuem para que os estudantes possam se deslocar com conforto e sem constrangimento. Isso possibilita maior capacidade de transporte para as prefeituras, com o menor custo por aluno. Temos a tecnologia e, principalmente, o desejo de colaborar por um transporte mais justo”, completa Spinetti.

 

Na mesma nota, o gerente de vendas ao governo da IVECO, Renato Perrotta, disse que o transporte escolar realizado com segurança e eficiência pode contribuir na qualidade de ensino.

 

“Essa negociação foi realizada por meio de uma licitação estadual e tem o objetivo de proporcionar transporte de qualidade na rede de ensino do estado”. (Diário do Transporte/Adamo Bazani)