Auto Esporte
A Toyota foi nomeada a marca automotiva mais valiosa do mundo no ranking BrandZ das 100 marcas globais mais valiosas. Conduzido pelas empresas de comunicação WPP e Millward Brown, o relatório afirma que a montadora vale 28,9 bilhões de dólares, o equivalente a mais de R$ 92 bilhões na cotação atual. De acordo com a fabricante japonesa, parte da boa avaliação se deve ao aumento das vendas globais em 2,5% no último ano.
A pesquisa, que entrevista dois milhões de consumidores em mais de 30 países, aponta que embora a qualidades dos carros tenha melhorado, tem sido mais difícil se diferenciar no mercado. Isso porque a nova geração de compradores está menos interessada em ter um carro. A tendência que complica a estratégia das montadoras no momento, segundo a BrandZ, são carros conectados e vendas de veículos online.
Além da Toyota, que ficou na 30ª geral, outra outras cinco fabricantes de veículos foram incluídas no ranking das 100 empresas mais valiosas: BMW (posição 34), Mercedes-Benz (posição 43), Honda (posição 78), Ford (posição 80) e Nissan (posição 93). Confira abaixo o ranking automotivo por ordem de valor em milhões de dólares.
1) Toyota: 28,9
2) BMW: 26,3
3) Mercedes: 21,7
4) Honda: 13,3
5) Ford: 13,1
6) Nissan: 11,4
7) Audi: 10,1
8) Volkswagen: 9,2
9) Land Rover: 4,9
10) Lexus: 4,3
(Auto Esporte)