Honda cria Civic picape

O Dia

 

A divisão da Honda no Reino Unido resolveu criar uma versão inusitada do Civic. Trata-se de uma picape-conceito criada pelos engenheiros da Swindon para um evento automotivo na Inglaterra. Ela tem como base a versão mais esportiva do sedã, a Type R. Mas sem empolgação: a marca tratou de garantir que o protótipo não passará disso.

 

“Nós temos uma divisão de projetos especiais na fábrica em Swindon, e essa picape foi uma oportunidade fantástica para o time mostrar toda sua criatividade”, comenta Alyn James, líder do projeto da Honda no Reino Unido.

 

Para realizar o feito, no mínimo bizarro, os profissionais precisaram apenas cortar o teto do carro a partir da coluna B do chassi (separa as portas dianteiras e traseiras) e remover tudo do interior. No local, foi instalado um santantônio em preto e chapas que simulam o assoalho de uma caçamba.

 

Entretanto, nem tudo que fazia parte da traseira do modelo foi abandonado. Para manter o ar esportivo do cupé, os engenheiros da Honda mantiveram o aerofólio na tampa da ‘caçamba’. A saída tripla de escapamento também continua no conceito. Segundo a divisão, a intenção é garantir ao modelo o recorde de picape-conceito com tração dianteira mais rápida do mundo.

 

Motorização 

 

A equipe de engenheiros não deve ter dificuldades para conseguir o recorde na pista alemã, uma vez que o modelo mantém mesmo motor, suspensão e câmbio utilizado no cupé japonês. Sendo assim, debaixo do capô, há um um 2.0 VTEC turbo que gera 320 cv de potência e 40,7 kg de torque. Toda essa força combinada a uma transmissão manual de seis marchas.

 

Os profissionais da divisão inglesa esperam que a picape conceito acelere de zero a 100 km/h em menos de seis segundos e que ultrapasse os 265 km/h de velocidade máxima.

 

A versão Type R, que serviu como base para o projeto da Honda não é vendida no Brasil.

 

Picape-conceito da Honda participará de concurso na Alemanha. (O Dia)