Apple assina contrato com Volkswagen para construir carros autônomos

O Estado de S. Paulo

 

A Apple, fabricante do iPhone e uma das principais empresas de tecnologia do mundo, fechou contrato com a montadora Volkswagen e será responsável pelo novo design e software de vans modelo T6 Transporter, segundo informou a reportagem publicada nesta quinta-feira, 24, pelo jornal The New York Times.

 

O projeto, até então não divulgado, marca mais uma tentativa da empresa de tecnologia de emplacar um carro sem motorista no mercado. A Apple ensaia projetos nesse setor desde 2014, mas ainda não teve sucesso. Isso porque, até então, só a Volkswagen se dispôs a abrir mão do controle de dados e do design do modelo do automóvel, uma das principais exigências da Apple para a parceria.

 

A chegada do carro no mercado ainda não tem data. Mas fontes ouvidas pelo jornal indicam que o projeto, que está atrasado, é prioridade máxima para equipe de funcionários de carros autônomos da Apple. A empresa de tecnologia não comentou a reportagem.

 

Ainda segundo o New York Times, ex-funcionários da Apple disseram que o projeto mudou várias vezes de direção e que isso prejudicou a da equipe e o descontentamento de funcionários. Eles acrescentaram que o projeto carecia de um plano claro além das vans, incluindo outros veículos em curto prazo.

 

Dentro de casa

 

A fabricante do iPhone tenta, desde 2014, lançar um carro autônomo. O projeto, internamente conhecido como Titan e T172, seria como uma versão automotiva do smartphone da empresa.  Nos primeiros protótipos, a parte interior do carro foi projetada para ser um espaço de luxo que se assemelharia a uma sala de estar.

 

A ideia inicial do carro autônomo também contava com displays de realidade aumentadas e holográficos embutidos nos para-brisas e janelas do veículo, além de um teto solar feito de um material especial para reduzir o calor do sol e janelas com cores ajustáveis, semelhantes ao dos novos Boeing 787.

 

Para isso, a empresa recrutou programadores de software, engenheiros, cientistas de foguetes e, claro, a equipe de design industrial do chefe de design da empresa, Jonathan Ive, que seria responsável por repensar no design do veículo.

 

A ideia foi descartada depois que membros do projeto perceberam que projetar e construir partes fundamentais de um carro novo não seria tão simples. A partir de então, a empresa buscou parceiros para construir um veículo totalmente planejado pela Apple.

 

Mercado. Nos últimos anos, a gigante de tecnologia buscou parcerias com as montadoras de luxo BMW e Mercedes-Benz para desenvolver seu veículo autônomo totalmente elétrico. Mas os projetos não foram para frente depois que as fabricantes rejeitaram os requisitos da Apple para entregar o controle dos dados e do design.

 

A Apple também se reuniu com a Nissan no Japão, com a BYD Auto na China e com a fabricante de carros esportivos McLaren na Grã-Bretanha, entre outras empresas, disse um ex-funcionário. Nenhuma das negociações resultou em um acordo porque ou a montadora estava relutante em desistir do controle para a Apple ou a Apple estava esperando por um parceiro mais atraente.

 

A demora pôs a Apple no fim da corrida pela construção do primeiro carro autônomo comercial. No início do mês, a empresa confirmou que já tem 55 veículos sem motoristas rodando pela Califórnia, e que em janeiro já haviam 27 carros sendo testados nos Estados.

 

As outras empresas, no entanto, parecem estar bem à frente da fabricante de iPhones. A Waymo, empresa de carros automotivos do Google, por exemplo, já testa seus veículos há anos e disse que irá lançar uma frota comercial nos próximos meses. Caso se confirme, os carros da Waymo serão a primeira frota comercial de carros totalmente sem motoristas do mundo. (O Estado de S. Paulo)