Financiamento de carro tem alta de quase 30%

Agora S. Paulo

 

Apesar de o país ainda não ter se recuperado da crise econômica, a liberação de financiamentos e leasing para a compra de veículos novos teve alta de 23,7% em março, em comparação com o mesmo mês do ano passado.

 

Ao todo, o montante desses financiamentos chegou a R$ 10,3 bilhões no mês, segundo a Anef (Associação Nacional das Empresas Financeiras das Montadoras).

 

“É um número significativo, mas que indica recuperação de um período de recessão, em que as vendas caíram bastante. Trata-se de uma demanda reprimida, que se acumulou durante a crise”, explica Luiz Montenegro, presidente da Anef.

 

Sobre o atual momento da economia, ainda em recuperação, ele supõe que indicadores positivos tenham encorajado os consumidores. “A taxa de juros caiu bastante e está em um nível favorável. A inflação vem caindo e mostrando estabilidade.”

 

Alarico Assumpção Júnior, presidente da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), tem a mesma opinião. “A queda na inadimplência, aliada à baixa dos juros, vêm favorecendo o setor como um todo”, afirma. Segundo a Fenabrave, entre janeiro e abril, houve alta de 17,65% nos novos emplacamentos ante os primeiros quatro meses de 2017. (Agora S. Paulo/Gilberto Yoshinaga)