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O Estado de S. Paulo

 

O “Desafio Estadão Cannes” divulgou ontem os vencedores de sua quarta edição. O prêmio, o maior em valores da publicidade nacional, enviará 12 profissionais brasileiros ao Cannes Lions – Festival Internacional de Criatividade, que tem o ‘Estadão’ como representante oficial no Brasil.

 

Segundo Flávio Pestana, diretor executivo comercial do Grupo Estado, que anunciou os vencedores, o prêmio vem se firmando como uma das referências em criatividade do País. Ele destacou que, em 2018, o “Desafio Estadão Cannes” ampliou o número de inscritos e registrou trabalhos de alta qualidade.

 

O “Desafio Estadão Cannes” tem cinco categorias: Branded Content (conteúdos de marca), Impresso, Multiplataforma (campanhas que usam duas ou mais plataformas do Grupo Estado), Brief Desafio (em que agências fazem uma campanha a partir de tema definido pelo Estadão) e Mídia do Ano.

 

Nas três primeiras categorias são premiados os profissionais de criação e mídia das agências e também o responsável pela aprovação da campanha no cliente. No Brief Desafio, a dupla de criação é contemplada. Já o Mídia do Ano é eleito a partir de uma tríplice proposta pelo Estadão a partir de consultas a profissionais deste setor.

 

A entrega dos troféus acontecerá no próximo dia 22. Todos os 12 premiados vão receber passagem, hospedagem e o passe para participar de Cannes Lions. As agências premiadas foram JWT, Tribal Worldwide, Dentsu, Leo Burnett e Gad.

 

Campanhas

 

Em Branded Content, a vencedora foi uma campanha da montadora Ford, feita pela JWT.Em diversas inserções, a empresa usou várias seções do Estadão – como Caderno 2, Casa e Viagem – para falar dos diferenciais do EcoSport 2018, eleito o melhor SUV compacto pelo Jornal do Carro.

 

Entre campanhas impressas, o trabalho escolhido foi da Gad, agência gaúcha, para a B3. Para comunicar união das operações da bolsa BM&FBovespa com a Cetip, foi desenvolvida uma ação em que os jornais O Estado de S. Paulo e Folha de S. Paulo foram distribuídos juntos, aos assinantes de ambos.

 

Uma campanha da Canon foi escolhida para a categoria Multiplataforma. Criada pela Dentsu, a iniciativa mostrou a visita do Papai Noel ao Hospital Itaci, que trata crianças com câncer. Na ação, o ator contratado raspou os cabelos, em solidariedade às crianças.

 

O tema do Brief Desafio foi o combate às fake news. A vencedora foi a Tribal Worldwide, que mostrou que notícias falsas podem gerar manchetes verdadeiras, na maior parte das vezes negativas. A Tribal usou o exemplo do boato de que macacos transmitiam febre amarela, que levou algumas pessoas a matarem animais.

 

A vice-presidente de mídia da Leo Burnett Tailor Made, Andréa Hirata, foi escolhida como a Mídia do Ano. (O Estado de S. Paulo/Fernando Scheller)