Etiqueta do Inmetro passa a ser obrigatória em pneus

Frota e Cia

 

O ministro interino do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Furlan, e o presidente do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), Luís Fernando Panelli Cesar, lançam o oitavo ciclo do Programa Brasile

 

Já está valendo: todos os pneus novos do tipo radial para automóveis, comercieis leves, caminhões e ônibus só podem ser vendidos com a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE), uma resolução do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) do Inmetro. A regra começou a vigorar no último domingo (29).

 

De acordo com o portal Estradão, do O Estado de S. Paulo, o comércio teve três anos para se adaptar às novas normas, válidas para produtos nacionais e importados. Ficaram de fora os pneus diagonais, os exclusivos para máquinas agrícolas, de bicicleta, de competição, de uso militar e industrial, de motocicletas, motonetas, ciclomotores, off road e de uso temporário.

 

São três os critérios de avaliação: resistência ao rolamento, aderência em piso molhado e ruído externo. “A etiquetagem tem o objetivo de passar ainda mais transparência ao consumidor e ajudá-lo a escolher o pneu mais adequado ao seu veículo e tipo de direção”, observa Klaus Curt Müller, presidente da ANIP, Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos.

 

“Desde 2015, além da diferenciação dos produtos no mercado, a etiqueta também passou a ser mais um estimulo à competitividade entre os fabricantes, o que favorece o desenvolvimento e a fabricação de produtos cada vez mais eficientes”, completa o executivo. (Frota e Cia)