GM tem lucro acima do esperado, mas pressionado por preparação para novos modelos

Reuters

 

A General Motors teve lucro acima do esperado para o primeiro trimestre, apesar de uma queda na produção de picapes, que carregam margens elevadas, em um momento em que a montadora se prepara para novos modelos que devem impulsionar os resultados no final do ano.

 

Assim como as rivais como Ford e Fiat Chrysler, a GM está se baseando em picapes para impulsionar suas margens, aproveitando uma mudança nos gostos dos consumidores para longe de carros de passeio e em direção a modelos maiores como picapes, utilitários e crossovers.

 

Executivos afirmaram que a GM vai reduzir gastos em sedãs tradicionais na América do Norte e lançará novos carros de passeio de baixo custo em 2019 na China e na América do Sul. Na quarta-feira, a rival Ford anunciou que vai parar de investir em sedãs tradicionais na América do Norte.

 

Durante o primeiro trimestre, o processo de adaptar fábricas para montagem de novas picapes resultou em uma queda de produção de 47 mil veículos. O vice-presidente financeiro da GM, Chuck Stevens, disse que a queda de produção reduziu o lucro antes de impostos em até 800 milhões de dólares.

 

Mais cedo neste ano, a GM afirmou que o lucro de 2018 vai ficar estável ante 2017, mas que espera que novas picapes impulsionem as margens mais para o final do ano e em 2019. Nesta quinta-feira, a montadora reiterou a expectativa, estimando lucro por ação entre 6,30 e 6,60 dólares.

 

A GM afirmou que o investimento no primeiro trimestre foi de mais de 500 milhões de dólares por causa dos gastos nas picapes e na família de veículos de baixo custo que está sendo desenvolvida em parceria com a chinesa SAIC Motor.

 

Os novos veículos GEM (Mercados Emergentes Globais, na sigla em inglês), que incluem sedãs e crossovers, serão lançados no segundo semestre de 2019 na China e na América do Sul, com uma produção anual de até 2 milhões de unidades até o final de 2021, afirmou Stevens.

 

A presidente-executiva da GM, Marry Barra, afirmou que a montadora tem “uma franquia forte” na América do Sul, com os novos veículos GEM contribuindo para o lucro da empresa.

 

A GM teve no primeiro trimestre lucro líquido de 1,05 bilhão de dólares, ou 1,43 dólar por ação, uma queda de quase 60% sobre o resultado de um ano antes. O resultado ficou acima da média de 1,24 dólar por papel estimada por analistas.

 

A receita no período totalizou 36,1 bilhões de dólares, ante 37,3 bilhões de dólares nos três primeiros meses de 2017. Analistas esperavam em média faturamento de 34,7 bilhões de dólares. (Reuters)